2007/09/06

Como fazer um bom currículo?

By
Como o tempo vai ser grande, pesquisamos mais um pouco para você ter mais o que fazer e também indicar essa leitura para seus amigos e conhecidos. Lembrem-se, quanto mais freqüencia tivermos no nosso blog, mais empresas divulgarão suas vagas urgentes.
Mas, vamos lá:

Como fazer um bom currículo?
Autor: Cristiana Miranda


O papo agora é currículo, ou CV, o apelido que as consultorias de RH colocaram naquela folhinha de papel que resume a sua vida.

Sua vida, sim, não só a sua vida profissional. O currículo de um profissional tem que ter a cara dele (Estou falando de lay-out mesmo! Tópicos, texto corrido, alinhamento, ilustrações e fotos passam uma imagem subliminar para o leitor de quem você é).

Algumas características pessoais que possam vir a ser interessantes para o seu futuro empregador são importantíssimas, além (Claro!) da sua experiência profissional e acadêmica. Também é interessante, dizer quais áreas de atuação lhe interessam e, se você fez muita viagens ao exterior, cite.

Por exemplo, é bom dizer que deu aulas particulares, fez o site de um amigo seu ou que consertava máquina para ganhar uma grana. Tudo isso, vai dar ao seu entrevistador, e futuro empregador, subsídios para lhe conhecer melhor e saber que você tem múltiplos interesses na área que escolheu, ou seja, que você tem potencial para vir a ser o tão sonhado profissional generalista que as empresas buscam.

Por favor, esqueça aquela idéia de que currículo bom é currículo grande. Ninguém tem paciência de ficar lendo páginas e páginas daquela baboseira que você colocou no CV só para ele ficar grosso. Hoje, é inconcebível um currículo de mais de duas folhas e mesmo assim, só em casos especialíssimos de profissionais com décadas de experiência. Você, que está começando carreira, deve optar, com certeza, por um CV de uma só folha. Se for extenso demais, com certeza, vai parar no arquivo redondo, ou seja, no lixo porque ninguém vai ter paciência de ler. Hoje, as empresas precisam de agilidade. Demonstre a sua capacidade de síntese e facilite o trabalho do profissional de Recursos Humanos, certamente você ganhará pontos.

Portanto, corte o que não é essencial. Número de documentos (isso só é necessário para mão-de-obra desqualificada e não é isso que você quer ser quando crescer, certo?), onde você se formou no primeiro grau (já recebi um currículo de um profissional de seus quarenta anos e - Pasmem! - ele dizia em qual escola foi alfabetizado. Claro que virou piada na empresa.), não fale daquelas aulinhas de natação (e sim que você pratica esportes - se isso ainda for verdade).

Além disso tudo (ufa!), você deve ter sempre em mente que o currículo deve ter tudo aquilo sobre o qual você quer e considera relevante falar no seu encontro com seu futuro empregador. O currículo é a pauta da entrevista.

O caminho das pedras

http://www.curriculum.com.br - Esse site é inteiramente dedicado ao envio de currículos. É um grande banco de dados no qual você pode inserir seu CV em detalhes e o melhor, sem pagar nada.
http://www.catho.com.br - No ícone “perguntas mais freqüentes”, você encontra respostas para dúvidas sobre currículos, entrevistas e outras questões do processo seletivo.
http://www.interjob.com.br - Publica a tabela de cargos e salários do Grupo de Permuta de Informações Salariais do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.