05/08/2007

Algumas dicas para preencher a vaga dos seus sonhos...

By With Nenhum comentário:
Parte 1

No meu trabalho, eu lido com recrutadores, selecionadores, donos de empresas a procura de funcionários, assistentes, assessores e até empregados que nada têm haver com o departamento de RH, mas que de uma hora para outra se deparam com a tarefa de contratar um funcionário ou estagiário.
Recebo muitas reclamações sobre os candidatos e acredito que muitas vezes os próprios candidatos não têm noção do que realmente faz a diferença para a empresa.
Eu poderia começar citando o como você veste-se, o que fala na entrevista, seu currículo, mas vou começar pelo que parece mais claro e básico, porém infelizmente, o que mais acontece.
Envie seu currículo somente para vagas que realmente te interesse! Isso te parece elementar? Pois bem, isso é um dos piores pesadelos daqueles que têm a responsabilidade de preencher uma vaga e principalmente se essa for urgente.
Imagine que são 9h da manhã e você tem um bolo para entregar hoje as 12h, separa todos os ingredientes e começa a bater o bolo, quando abre a caixa dos ovos, descobre bolas de golfe no lugar dos ovos! Pensem comigo. Bolas de golfe são caras, fazem parte de um jogo que transmite status, porém não são o que você está precisando nesse momento. Pois bem, é com o mesmo espanto e a mesma decepção que um recrutador (ou quem quer que seja que esteja nessa função) ao abrir os currículos encaminhados para aquela vaga urgente e descobre que muitas vezes nenhum deles é sequer da cidade que a vaga destina-se.
Lembre-se de encaminhar seu currículo somente para as vagas onde seu perfil se encaixa. Caso queira mesmo assim encaminhar seu currículo, envie no assunto para que cargo está realmente se candidatando e uma carta de apresentação explicando os motivos pelos quais gostaria de trabalhar naquela empresa. Nunca minta sobre sua experiência, pois como diz o velho jargão, 'a mentira tem pernas curtas' e será descoberta.
Espero ter ajudado. Uma ótima semana. Boa sorte!

Cristiane