17/11/2007

Sobre (des)motivação

By With Nenhum comentário:
Estava pesquisando mais algumas dicas pra colocar aqui nesse sábado chuvoso no Rio de Janeiro e me deparei com esse post muito interessante no site Efetividade e resolvi reproduzí-lo aqui para vocês. Esse site é muito legal e merece ser visitado.
"Gerenciamento de projetos e pessoas: como liderar uma equipe, fazendo tudo ao contrário
Vamos às dicas ao contrário que constam no texto, e mais uma ou duas dicas extras. No final, o convite para que você acrescente suas próprias sugestões.

Guarde tudo para si: Todo mundo quer roubar suas idéias. Não compartilhe nada. Se for fazer uma apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles antes da apresentação definitiva.
Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles: afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si, e mantendo em segredo tudo o que fazem. Ademais, por que se preocupar? A continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua…
Se algum membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a sério. Se ele estiver *mesmo* precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar por ele.
Certifique-se de que não haverá incentivos. Especialmente recompensas, presentes e encontros. Isto amolece o grupo.
Não tome qualquer atitude: sempre existe chance de que seus colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor. Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no Powerpoint usando todas as palavras da moda.
Não respeite a agenda alheia: Mostre que é você quem manda. Atrase o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima antecedência, e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido agendadas previamente, e na ausência das pessoas realmente interessadas.
Sempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto: aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem envolvidas com nenhum outro projeto ou operação. Se você controla mais do que um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma premissa.
Nunca esclareça totalmente os objetivos: definir os objetivos antes de ter o trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz! Além disso, expor o objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de seu ciclo de vida."

Sua vez: que dica você daria a quem quer destruir a efetividade das equipes de trabalho que comanda?
Tô aguardando suas sugestões.

Mundo corporativo

By With Nenhum comentário:
A dica de hoje é uma história para refletirmos, espero que gostem.

Mundo Corporativo

Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.
Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.
E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com
impressora colorida.
Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.
A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente(sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima.
O marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía:
Há muita gente nesta empresa!!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

RJ - Recepcionistas - URGENTE

By With Nenhum comentário:
Grande Grupo de Concessionárias de Automóveis do Rio de Janeiro contrata:

Recepcionistas:

2° Grau completo ou superior cursando;

Experiência mínima de 06 meses em recepção.

- Salário: R$ 550,00 (CLT);
- Benefícios: Alimentação no local + VT + Plano de Saúde + Cesta Básica;
- domingo a domingo com 1 dia de semana de folga + 02 domingos mês.
- Local de trabalho: Diversos Bairros do município do RJ e Niterói.

Local: necessário morar nas Zonas Oeste e Norte e Niterói.

Interessadas favor comparecerem na Av. Ayrton Senna, 2541- Barra da Tijuca na semana do dia 19/11/2007, das 9:00h às 17:00h. Trazer currículo + 01 foto 3X4.

Analista Desenvolvedor Pleno - RJ - URGENTE

By With Nenhum comentário:
Analista Desenvolvedor Pleno

· Atividades: Responsável pelo desenvolvimento nas plataformas tecnológicas. Através do entendimento das especificações técnicas criadas pelos consultores, são responsáveis pelo desenvolvimento, seguindo os padrões e orientações técnicas dos arquitetos.

· Pré-requisitos:
· Experiência anterior como desenvolvedor
· Conhecimento/experiência com UML
· Inglês intermediário
· Experiência anterior em consultoria
· Nível superior completo com especialização em informática
· Experiência mínima de 3 anos anterior em Tibco, webMethods, BEA, ou Vitria ou qualquer ferramenta de integração;
· Conhecimentos de XMLs/ XML Schema/ XSLT;
· Conhecimentos de J2EE.

Contratação: PJ
Remuneração: R$ 6.000,00 + Plano de saúde
Local: RJ- Centro
Horário: Segunda a sexta

OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR CURRICULUM PARA consultoria@diferretti.com.br MENCIONANDO NO ASSUNTO O TÍTULO DA VAGA (imprescindível)