2011/08/03

Como conseguir seu emprego? Entrevista com o Recrutador por Fabiana Sanches ok

By




A entrevista do mês de agosto é com uma profissional especial - Fabiana Sanches (psicfabi@gmail.com). Pessoa que tive a oportunidade de conhecer através do seu trabalho e que com certeza vai ajudar muito com sua experiência e sua doação a essa entrevista.
Espero que vocês gostem tanto quanto eu!

Deixe seu comentário.

ENTREVISTA COM O RECRUTADOR COM FABIANA SANCHES www.vagasurgentes.net



01- Vg Urg: Qual seu nome e a empresa que você representa? De que ramo é a empresa? Ela está localizada em que Estado? Ou fale um pouco de você e da sua experiência.

FABIANA SANCHES: Eu sou a Fabiana Sanches e minha empresa é a FAS Assessoria e Consultoria em Desenvolvimento Humano, fica em São Paulo, capital. Sou autônoma, resolvi investir em meu lado empreendedor após me sentir um tanto limitada como empregada e querer explorar outras possibilidades, porém, não faço distinção quanto às formas de contratação, sempre avalio propostas como pessoa jurídica, CLT, contratada, temporária. Com a abertura de meu CNPJ, eu quis ampliar minhas opções de trabalho, pois existem várias formas de desempenharmos nossa profissão e de ter retorno financeiro. Hoje conheço as vantagens e desvantagens de ser empregada e de ser autônoma. Lido com "gente" e amo! Resumindo, atuo com Treinamento e Desenvolvimento, Coaching, Orientação Vocacional, Recrutamento e Seleção, Avaliação Psicológica, confecção de Laudos Psicológicos, Avaliação de Desempenho, Mapeamento de Competências, Educação à Distância, e-learning. Trabalho também, como Educadora de jovens e adultos com preparação para a inserção ou retorno ao mercado de trabalho, ministrando Empregabilidade e Orientação de Carreira.


02- Vg Urg: O que faz você acreditar que o candidato é o ideal para preencher uma vaga em aberto?

FABIANA SANCHES: Quando ele tem (ou demonstra) todas ou a maioria das características, qualificação, competências e requisitos que a vaga exige. Não somente o perfil técnico, mas o psicológico e comportamental é bastante valorizado e investigado na Seleção. Mesmo assim, a Seleção não tem como acertar 100% na contratação, existem muitas variáveis que interferem e independem da competência do RH. É preciso considerar também, não somente o candidato, mas a personalidade dos que irão atuar com esse profissional no dia-a-dia, ou seja, superiores e colegas. Será que esses perfis são compatíveis? Preencher uma vaga é como se fosse um "casamento". Alguns candidatos ficam até desanimados quando chegam ao local e se deparam com muitos concorrentes no processo seletivo. Mas, não é tão fácil conciliar as características e competências pessoais com as do cargo. Muitas vezes, no fim ficam poucas opções. Para o conhecimento de alguns números, cito um de meus artigos, no qual demonstro o funil de uma seleção: "Por que os candidatos não comparecem à Seleção?" (de 560 currículos recebidos, ficaram 7 candidatos para a final), http://blogclientesa.clientesa.com.br/blogdabolsa/?artID=1723


03- Vg Urg: Quais os principais itens que devem constar em um bom CV?

FABIANA SANCHES: Dados de contato são imprescindíveis, já encontrei vários currículos sem tais informações ou com números errados de telefone. Se for colocar telefone de recado, é esperado avisar a pessoa que receberá os chamados. O candidato não pode ser incomunicável. Resumo das Qualificações é importantíssimo. Se a experiência for muito complexa ou extensa, é prudente utilizar tópicos ou marcadores, frases curtas com palavras-chave. Se houver fluência em algum idioma ou viagens internacionais, citar necessariamente. A formação acadêmica também é importante, mesmo tendo sido interrompida, merece menção. Não existe maneira certa ou errada de confeccionar um currículo, apenas este documento formal deve conter o que o candidato quer evidenciar de bom sobre ele, excetuando características pessoais e frases feitas, como "Tenho ótimo relacionamento interpessoal, sou proativo, dinâmico, pontual…", pois a autopromoção é suspeita, portanto, dispensável, as empresas tem condições de avaliar tais características e o fazem por meio de ferramentas, como Testes Psicológicos ou específicos, Dinâmicas de Grupo, Entrevistas por Competências. "Série Empregabilidade – Dicas sobre como elaborar o currículo"


04- Vg Urg: Como o candidato deve se comportar numa entrevista?

FABIANA SANCHES: Com naturalidade, espontaneidade, simpatia, respeito. Ele deve pesquisar sobre a empresa antes de ir à entrevista, até mesmo antes de enviar seu currículo, estar certo de que seu perfil seja condizente com os quesitos da vaga e de que seus valores sejam compatíveis com os da contratante. Deve se conhecer a si mesmo, praticar a auto-análise diariamente, aguçar seu senso crítico em relação a si próprio, saber suas qualidades na "ponta da língua" e também, o que deve ser trabalhado e melhorado. Evitar frases feitas, já que elas denotam falta de conteúdo e superficialidade. Deve se preparar para a entrevista, elaborando em sua mente, algumas respostas que provavelmente, terá que expor, como por exemplo, "O que sabe de nossa empresa ou por que quer trabalhar conosco?", "Por que saiu da última empresa?", "Como era seu superior ou sua relação com ele?", "O que espera de nossa empresa?", "Como se imagina daqui a cinco anos?", "Qual sua pretensão salarial?" Essas perguntas são as de praxe, portanto, é prudente que o candidato tenha condições de respondê-las com segurança.


05- Vg Urg: Qual o pior erro que um candidato pode cometer, em sua opinião?

FABIANA SANCHES: Ir desinformado para a entrevista, em relação aos próprios conhecimentos e trajetória profissional, quanto à descrição da vaga, ao histórico da empresa, até quanto ao endereço, pois alguns candidatos já perderam o horário do processo seletivo ou entrevista por não terem se precavido antes quanto ao roteiro para se chegar ao local. Além disso, gafes lamentáveis como tentar intimidar ou entrevistar o Selecionador, adotar postura arrogante com a Recepcionista, Porteiro, Ascensorista, Copeira, mascar chicletes, usar óculos escuros, coçar as partes íntimas, descuidar da higiene pessoal, não se preocupar com o vestuário.


06- Vg Urg: Com o que o candidato para área de atendimento deve se preocupar ao atender a um chamado para entrevista?

FABIANA SANCHES: Primeiramente, atender bem a esse chamado, ou seja, se o candidato está procurando emprego, já deve estar preparado para atender bem a todos os telefonemas, no mínimo. Não deve deixar recado engraçadinho na secretária eletrônica, durante a ligação pedir aos familiares para não gritarem, para diminuírem o volume de televisão, rádio, tirar o bebê que está chorando ou o cachorrinho que está latindo do recinto, ter sempre um bloquinho e uma caneta que funcione à mão ou ao lado do aparelho de telefone. Ao decidir atuar na área de Atendimento, o profissional tem que ter em mente que sua paciência tem que ser bem presente e/ou trabalhada. Pessoas tímidas, impacientes, arrogantes, irascíveis, muito ansiosas podem encontrar dificuldade ao lidar com pessoas e neste caso, o estresse será bem maior e prejudicial. Um perfil ideal para atuar na Área de Atendimento é a postura prestadia, ou seja, de ser prestativo, resiliente, empático, simpático, paciente, gentil, desprendido, traquejado, controlado, relacional, versátil, não reativo. Quem conseguir desenvolver todas essas características, muito provavelmente, encontrará êxito na função.


07- Vg Urg: Os candidatos ficam muito preocupados com as etapas do recrutamento, em especial com a dinâmica de grupo. Como deve se comportar o candidato nesta ocasião?

FABIANA SANCHES: O importante é ser natural, ter dormido e se alimentado bem, estar relaxado. Preste bastante atenção às instruções do Selecionador. Não existe um comportamento padrão como receita. Cada empresa ou departamento tem suas necessidades únicas. Fique atento também, aos outros participantes, em suas atitudes e comportamentos, assim, poderá ser estratégico ao agir sabendo quem é mais líder, mais omisso ou mais crítico, por exemplo. Não se esqueça de que é com eles que você vai desenvolver as atividades. Tanto na apresentação pessoal quanto no durante, procure saber o máximo de seus concorrentes, assim, também exercitando o saber ouvir. Não ligue se os avaliadores escreverem algo logo após a sua exposição, pois pode ser positivo, por isso, não sofra antecipadamente. E nós, Selecionadores, costumamos anotar algumas referências, pois são muitas pessoas, e anotando, teremos mais facilidade em lembrarmos do candidato. Principalmente, para quem faz seleções diárias e coletivas, após três dias, é impossível lembrar com clareza dos candidatos do primeiro grupo avaliado, por isso, fazemos as anotações. Alguns candidatos tem a ilusão de que, se falarem mais do que os outros na dinâmica, serão aprovados para a vaga. Cuidado ao tentar se mostrar para os Selecionadores, pois poderá transmitir artificialidade, dissimulação ou imaturidade. O ideal é sempre o equilíbrio. O importante é estar PRESENTE de corpo e alma naquele momento e não só de corpo, com a mente viajando. O condutor da dinâmica perceberá sua ausência, com certeza.


08- Vg Urg: O que evitar em uma entrevista?

FABIANA SANCHES: Indiscrição, postura vulgar, distração, fone de ouvido, falar alto, ficar falando ao celular (o ideal é desligá-lo logo que adentrar a recepção), evitar também, roupas inadequadas como decotes, transparências, roupas justas, informais ou de festas, saltos muito altos, cores fortes, berrantes, esmaltes descascando, boné, piercing, pulseiras ou colares grossos e chamativos, jeans, tênis, roupas de times de futebol, perfumes fortes, óculos escuros, mascar chicletes, comer ou fumar enquanto aguarda nas dependências da empresa.


09- Vg Urg: Pensando na área de atendimento (telemarketing / call center), o que faz a diferença no perfil do candidato?

FABIANA SANCHES: Na entrevista, este candidato deve demonstrar que é comunicativo, simpático, que não se abate sob pressão (a própria situação de entrevista já é uma situação de pressão), que tem disposição, energia, que olha nos olhos, enfim, seu discurso tem que transmitir credibilidade e firmeza, deve ser autêntico e confiável, além de atender ao perfil da vaga.


10- Vg Urg: Qual o conselho que você pode dar aos candidatos para que consigam com mais facilidade a vaga tão sonhada.

FABIANA SANCHES: Conheçam-se a si mesmos, afinal essa é uma busca diária. Se você vai vender seu produto, tem que conhecê-lo muito bem, certo? Seu produto é você mesmo no processo seletivo. Esteja com o currículo sempre atualizado, mesmo que esteja trabalhando. Faça parte das Redes Sociais do momento, Linkedin (profissinal), Facebook (mais informal), dos grupos de discussão de sua área profissional e participe ativamente das discussões e fóruns sugeridos nessas redes e grupos/comunidades. Procurar emprego pode ser encarado como um trabalho/emprego, dedique-se pelo menos, meio período por dia, cadastrando seu currículo e buscando vagas em sites de emprego. Não é necessário pagar, pois as mesmas vagas que estão nos sites gratuitos, estão nos pagos. E por fim, mas não menos importante, use e abuse de seu Networking, faça manutenção constante se relacionando com seus contatos individualmente e com genuinidade.


11- Vg Urg: Como sugere que o candidato reaja em relação à falta de feedback do RH após a participação em processos seletivos?

FABIANA SANCHES: Essa polêmica não é tão difícil de resolver. Falo para os dois públicos: candidatos e RH. Candidatos, não levem para o lado pessoal, não fiquem magoados, nem raivosos, nem desacreditados do RH ou das empresas. Ao invés de ficarem presos à negativa e ao passado, invistam em seu "laboratório pessoal", da mesma forma que os atores fazem quando irão interpretar um novo personagem. Sejam "antenas" vivas do que é atual, inovador, pertinente à sua área de atuação. Descubram-se todos os dias, acessem-se. Assim, serão capazes de avaliar o que devem melhorar em si mesmos e saberem, talvez, porque não foram aprovados ainda. Se não foi aprovado ainda é porque aquela (s) empresa (s) não seria um bom lugar para você. A função básica do setor de Recrutamento e Seleção é a de buscar profissionais qualificados de acordo com a necessidade do quadro organizacional. O tempo do Selecionador tem que ser ocupado com atividades, como continuar buscando o candidato ideal para a vaga até preenchê-la. E isso dá muito trabalho! Portanto, esse papel do feedback não é das empresas, sugiro que procurem consultorias especializadas em avaliação de carreira. Elas sim, tem o papel de orientação, pois esse é seu negócio principal.
Por outro lado, me dirijo também, aos meus colegas de RH: tenho uma maneira muito simples de conduta em relação ao retorno aos candidatos. Para não gerar expectativas, estabeleçam um prazo para retorno. Por exemplo: "Eu entrarei em contato, somente com os finalistas ou com o aprovado até Sexta-feira próxima". E agradeçam ao restante do grupo, pessoalmente, já ao final da seleção: "Nós agradecemos a participação de vocês aqui hoje e desejamos sucesso a todos. Infelizmente, só temos uma ou tantas vagas". E cumpram! Ou ainda, pode ser enviado um e-mail padrão de agradecimento aos reprovados.


12- Vg Urg: Você pode usar esse espaço para fazer um comentário, caso ache necessário.

FABIANA SANCHES: Fiquei muito feliz em participar desse espaço, gosto de trocar ideias, informações, aprendo muito com meus alunos, leitores, clientes e gosto de partilhar conhecimento. Muito obrigada pela oportunidade!

Entre em contato com a profissional FABIANA SANCHES através do e-mail psicfabi@gmail.com

Siga o Vagas Urgentes no twitter no endereço:
twitter.com/Vg_urg

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.