2012/07/30

Dicas para conseguir emprego (parte 1) ok

By

O site VAGAS URGENTES se propõe a anunciar emprego grátis e ajudar aos candidatos entenderem como conseguir seu tão sonhado emprego.

Se você é um candidato a procura de emprego, então como a maioria, deve ter muitas dúvidas.

Você procura por vagas aqui no VAGAS URGENTES, você procura em classificados, em sites de vagas, faz networking e até consegue enviar alguns currículos, porém muitas vezes apesar de tanto esforço não é chamado para nenhuma entrevista de emprego, outras vezes, é chamado e não passa no processo seletivo.

Siga o Vagas Urgentes no twitter www.twitter.com/Vg_urg e mantenha-se atualizado!

Tanto faz se você procura emprego no Rio de Janeiro, emprego em Fortaleza, emprego em SP as dificuldades são as mesmas. Falta de qualificação, qualificação acima do solicitado, alto, magro, parece que para quem procura emprego sempre há uma desculpa ou um impedimento para não conseguir aquela vaga.

Por isso resolvi responder a algumas dúvidas que surgiram principalmente através do chat localizado aqui no site de empregos VAGAS URGENTES.

Curta a página do VAGAS URGENTES, não perca nenhuma informação ou vaga! www.facebook.com/www.vagasurgentes.net
Hoje vamos falar sobre candidatos que são mais qualificados do que a vaga de emprego solicita.

Candidato: “Não entendo certas Empresas... Fiz o processo da Infoglobo (poderia ser qualque empresa) e sabem pq não passei? Me disseram que eu estava acima da vaga! Dá para entender?” 
Essa foi a pergunta indignada do nosso amigo e que tenho certeza de outras centenas de candidatos.

Sei que é frustante agora, mas infelizmente, quando um candidato mostra-se com qualificações acima do exigido pela empresa para a vaga, a empresa não contrata, principalmente se não existirá chances a curto prazo para o funcionário crescer na empresa, pois as pesquisas mostram que no máximo em 3 meses esse funcionário já estará insatisfeito e procurando outro emprego e a contratação de um funcionário gera custos para a empresa e nenhuma empresa quer perder dinheiro (nesse caso, custos com recrutamento, seleção, admissão, treinamento do novo funcionário e demissão, além do novo processo de recrutamento...)

Vamos dar um exemplo exarcebado, para que você entenda o que estamos querendo dizer. Pense que você está querendo contratar uma empregada doméstica para sua casa e coloca um anúncio nos classificados. Algumas candidatas respondem ao anúncio e você separa um dia para atendê-las. Você tem que deixar as crianças com sua mãe ou vizinha e deixa de ir ao supermercado, ao banco ou mesmo pedir um dia ao seu chefe, no seu emprego, para poder atendê-las. Então você entrevista todas as candidatas, pede suas referências e fica de entrar em contato alguns dias depois para dar retorno. Você gasta dinheiro ligando para as referências dadas.

Você entrevistou diversas candidatas para essa vaga de emprego, umas com ótimas referências, outras nem tanto, umas falavam muito bem, outras nem tanto, algumas nem sabiam ler ou escrever, mas teve uma que chamou muito sua atenção. Tinha uma ótima aparência, falava muito bem, vestía-se impecavelmente. Sabia cozinhar, passar, lavar e ainda gostava de tomar conta das crianças. Você então perguntou sobre o último emprego e ela lhe contou que era gerente de vendas de uma grande empresa.

Lembre-se, você é a empresa contratante neste caso. Ficou na dúvida então se deveria ou não contratar aquela pessoa tão qualificada e perguntou a tal moça o motivo de querer ser sua empregada doméstica, ao que ela responde que está desempregada a algum tempo, precisa muito do emprego e que se dedicará muito. Ela te convenceu?

Pois bem, depois de contratá-la, assinar sua carteira, ensinar todo o serviço (ela já sabia fazer tudo, mas sua empresa casa tem o seu jeito e esse jeito ainda precisa ser ensinado a quem vai trabalhar lá), sua nova funcionária pede que você a mande embora pois o salário estava baixo e ela continuou a procurar outro trabalho enquanto estava trabalhando para você. Foram 3 meses ensinando tudo e mais dois meses de felicidade e agora? Agora você escolhe entre mandá-la embora ou deixá-la pedir demissão, porque não existe outra posição na sua casa, ou ela é empregada doméstica ou a dona da casa. Então ela se vai.

E você, o que faz? Você tem que pagar por novo anúncio classificado, disponibilizar tempo para novas entrevistas, admitir e treinar outra pessoa!

O que fazer então nesse caso?

Em primeiro lugar, tente (digo tente porque sabemos que a maioria das pessoas está precisando muito do emprego e não pode se dar ao luxo de ficar escolhendo) enviar seu currículo somente para as vagas que realmente estejam dentro do seu perfil. Leia todo o conteúdo da vaga que lhe interessa, verifique se a vaga realmente lhe interessa, analise se você não está querendo concorrer a essa vaga somente porque está desempregado, para só então enviar seu currículo para concorrer a esse emprego. Não esqueça, você também estará insatisfeito dentro de pouco tempo, assim que suas necessidades básicas forem saciadas.

Caso você acredite que mesmo estando aquém das suas expectativas, vale a pena concorrer a vaga, faça um currículo de acordo com as qualificações solicitadas pela empresa. Tenha um currículo específico para cada área que você está se candidatando. Pense que se você realmente se qualificou para tal vaga, você vai conseguir emprego na área que você se qualificou.

Hoje falamos sobre as dificuldades de conseguir uma vaga de emprego se você é mais qualificado do que a vaga a qual você está concorrendo. Responderei a diversas outras perguntas. Você tem dúvidas? Comente.

Veja também um vídeo com outras dicas.

O que você achou? Você concorda, discorda? Tem dúvidas ou sugestões sobre o que discutimos, envie pra gente! Comente!

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.