05/02/2013

Currículo - o que não devemos fazer ok

By

Eu recebo muitos contatos no Facebook e esses contatos me chamam muito atenção pelo tipo de dúvidas que levantam, outras vezes pela forma que colocam a dúvida (vocês vão entender). Também recebo muitos e-mails com pedidos de emprego e currículos. Relatos de pessoas procurando emprego nem se fala! Isso tudo me dá um arsenal para escrever esse artigo.

E sobre o que vou falar? Vou falar sobre erros muito comuns que os candidatos cometem quando estão procurando emprego. Pretendo listar alguns erros e comentá-los.

Começando pelo currículo (não recebo currículos pessoal, o site VAGAS URGENTES só divulga vagas, mas mesmo assim recebo-os aos montes), tenho muitos exemplos que posso chamar no mínimo de tristes. Currículo com fotos de corpo inteiro de biquíni, sunga, vestido de festa, shorts... fotos recortadas da balada, já recebi muitos tipos de fotos que não condizem com um currículo.

Só enviem fotos se for solicitado no perfil da vaga e fotos do tipo 3x4, não precisa ir lá tirar uma foto especialmente para o cv, mas com sua câmera você pode fazer algo parecido, com uma boa luz, um fundo neutro. Atenção a impressão também, pois as vezes no lugar da foto vem uma sombra, um fantasma e o candidato não se dá conta de que ao invés de estar se ajudando está atrapalhando sua seleção.
Para as mulheres, fotos com muita maquiagem, decotes exagerados não são bem vindas, você está procurando emprego e não namorado. Para os homens, barba feita (se você usa barba, que esteja feita, penteada, limpa), cabelos arrumados... Para todos, fotos de quem está procurando emprego.

Outro erro muito comum é o candidato não prestar atenção ao solicitado no perfil da vaga ou mesmo ao que o empregador está solicitando. Está escrito explicitamente na vaga que o currículo deve ser enviado no corpo do e-mail e o candidato manda anexado, é pedido que envie pretensão salarial e ele coloca lá “a combinar” ou nem coloca nada. Atenção aos detalhes é muito importante e vai fazer a diferença na hora da escolha.

E os candidatos que enviam seu cv para todas as vagas que vê pela frente? Qualquer coisa serve, desde auxiliar de serviços gerais a gerente da empresa?! Muitas vezes enviam o mesmo currículo para a mesma empresa para oportunidades diversas. Nunca vou cansar de falar, não panflete (distribua aleatoriamente) seu currículo! Como já comentei aqui em outro artigo, se você tem interesse ou experiência em mais de uma área de trabalho, faça cv’s diferentes, com objetivos diferentes, descrições das suas experiências diferentes. Mostre em cada um a individualidade da sua vontade, da sua experiência... Se serve para qualquer coisa, não serve para nada! Já recebi vários currículos onde no objetivo contava: secretária, recepcionista, telefonista, atendente, vendedora... por exemplo. Mostra que essa pessoa não está interessada na vaga oferecida, talvez nem tenha lido com atenção o perfil, está enviando o currículo para qualquer lugar e nenhum empregador quer isso.

Não minta. Uma análise um pouco mais criteriosa dedura facilmente sua mentira e descarta qualquer chance de ser chamado para vaga. Idade costuma ser um item muito inventado. Você lê no alto do currículo 37 anos e na experiência 26 anos por exemplo ou pior ainda, o recrutador olha superficialmente o currículo e não identifica a mentira. O candidato acredita que é uma pequena “inverdade” e que não fará diferença e é chamado para vaga. Perdeu seu tempo e o tempo do profissional que está fazendo a seleção. Não será mais chamado nem para essa vaga e nem para uma futura vaga que venha a surgir.

Vou falar agora de uma coisa que pode parecer óbvia, mas não é tanto quanto parece. Compareçam a entrevista! Compareçam no horário marcado, sem atrasos. Se você foi recrutado é porque tem uma chance de ser aprovado no processo seletivo e não porque você já está aprovado. Se você não sabe aonde fica o local, pergunte quando for contactado, pegue o endereço completo, pergunte, pesquise no Google, sai de casa com bastante antecedência!

Gente, muita, mas muita atenção à ortografia! Se você não tem certeza, use o corretor ortográfico, mas preste atenção para não escrever bizarrices. Mais uma vez, escreva a palavra no Google, ele vai te mostrar como é o certo e você estará marcando um ponto positivo, pois se você escreve certo ninguém vai notar, mas se você escreve errado... Todos irão notar e isso contará muito, muito mesmo contra você! A sugestão principal neste caso é estude, leia, informe-se, pois não é só no currículo que você deve escrever corretamente! Ainda sobre esse assunto, muito cuidado com o que você vai escrever, algumas frases ou observações podem manchar sua imagem diante da empresa, simplesmente porque você copiou do cv de alguém. Como assim? Tipo dizer que seu objetivo profissional é ganhar muito dinheiro, que sua melhor referência são seus pais (e informar o telefone deles!) ou ainda informar no quesito idiomas “português nativo” se você é brasileiro...

O tamanho do seu currículo também pode fazer a diferença, ele vai servir para um primeiro contato com a empresa, uma triagem. Não que este processo seja superficial, mas o recrutador vai querer conhecer você na entrevista. O currículo deve ser explicativo, mas não prolíxo. No máximo duas páginas bem escritas te darão uma boa chance. Acrescento aqui outro erro que tenho encontrado demais nos cv’s, a falta de atenção. Quantos e quantos currículos sem uma forma de contato ou uma forma de contato escondida entre as informações. Um currículo deve ser claro e ter formas de contato com você que realmente o recrutador vá te encontrar. Um e-mail que você realmente acompanhe, um telefone que você atenda...
Os currículos devem ser impressos e você não precisa, aliás, nem deve assinar. Se você quiser exemplos de currículos, pode ver na postagem Modelo de Currículo. Se você precisar fazer algum adendo ao entregar o currículo, tudo bem, mas não faça do seu cv um rascunho. Se for numa agência de emprego e preencher lá o currículo, não rasure.

Vou terminar por hoje falando de uma das coisas que mais me chamam atenção e um dos maiores e mais comuns erros que encontro, o endereço de e-mail através do qual enviam os currículos. Não sei como as pessoas não percebem isso! Se possível faça um e-mail só para enviar seus cv’s, mas não esqueça de olhá-lo todos os dias e nunca, nunca envie seu currículo por um e-mail gataodosexo@qualquercoisa.com ou jujugatinhadengosa@qualquercoisa.com ou ainda Karem gata feliz ou outras coisa muito, muito piores que nem posso reproduzir aqui.

Aumente suas chances fazendo um curso online
Comece agora no
CURSOS 24H
Tenho muitas outras coisas para falar sobre postura, sobre processo seletivo, mas isso vai ficar para um próximo artigo.

Dúvidas? Deixe aqui e tentarei respondê-las.

Não deixe de pesquisar as vagas aqui no Vagas Urgentes, pois são atualizadas todos os dias o dia todo. Logo abaixo do cabeçalho você encontra um menu onde vai achar o caminho para a vaga que você quer.

Boa sorte!

Cris Prata
* Artigo originalmente postado no site VAGAS URGENTES e todas as suas seções.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.

Postagem em destaque

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo!

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo! Está procurando o primeiro emprego ? Ver aquele monte de vagas de empr...

Vagas em SP

Vagas de Estágio RJ

Vagas do Estado do RJ

Vagas no Nordeste

Vagas Urgentes MG

Vagas Urgentes SUL