21/11/2013

5 Dicas Infalíveis para Conseguir o Primeiro Emprego e sair bem em entrevistas

By
5 Dicas Infalíveis para conseguir o primeiro emprego ou a vaga de emprego que você procura

Olá,
Muitos procuram saber dicas para conseguir o primeiro emprego e então resolvi  falar sobre isso neste artigo, oferecendo cinco dicas que farão a diferença na sua procura.

Ingressar no mercado de trabalho é um dos maiores desafios para os jovens que estão à procura do primeiro emprego. Mas para te ajudar nesta tarefa,  separei algumas dicas podem ser muito úteis, confira cinco delas!

Veja aqui as dicas do Max Gehringer para conseguir passar bem pela entrevista de emprego. Não deixe de ler as dicas pois elas irão te ajudar muito!


A primeira dica é:

Procure!

Pode parecer óbvio até demais, porém as oportunidades não aparecem se você não for até elas, portanto, esteja sempre de olho na disponibilidade de vagas de emprego para as quais você possa se aplicar e candidate-se, sempre há mais de uma vaga, para ter ainda mais chances de conseguir o que quer!
Aqui mesmo no site todos os dias temos dezenas de vagas novas e urgentes, que você poderá procurar a qualquer hora do dia, voltando diversas vezes e enviando seu currículo somente para as vagas que estão dentro do seu perfil, pois os recrutadores não gostam de receber cv's fora do perfil solicitado.



A segunda dica é:

Tenha um bom currículo.

O empregador não conhece você, não sabe quais são as suas maiores habilidades, potencialidades e experiências, portanto, é seu dever dizer isso a ele, de que forma? Com um bom currículo, que tenha todos os seus dados, escolaridade completa com os locais em que estudou (se for seu primeiro emprego ou se você não tiver muita experiência, pois do contrário, não é necessário dar tanta ênfase nesta etapa), cursos que tenha feito, pois tudo isso poderá diferenciar você de outros candidatos que estejam concorrendo à mesma vaga que você.

Caso você deseje ter uma ideia de como fazer um bom currículo, pode dar uma olhada na postagem  Modelo de Currículo, aqui no site Vagas Urgentes.


E a terceira dia é:

Prepare-se muito bem para a entrevista.

- Comece chegando no horário ou de preferência alguns minutos antes (pesquise antes o endereço, hoje em dia existem muitas formas para isso na internet, se vai pegar ônibus, procure saber quais as linhas que te servem, saia com bastante antecedência...);       
                   
- Tente pesquisar sobre a empresa antes da entrevista, saiba qual sua proposta e a missão, os princípios e valores adotados por ela. Nem sempre isso é possível, pois muitas vezes você vai fazer entrevista em uma empresa de RH e não vai conseguir saber com antecedência estes detalhes, porém isso  não pode abalar sua confiança;          
                                                                 
Prepare-se
- Saiba também quais as funções do cargo que você ocupará caso seja contratado e esteja preparado para exercê-las. Estude antes, pois se este será seu primeiro emprego, você provavelmente não tem experiência, mas não deve parecer bobo por causa disso e sim esforçado/a. Você pode já ter feito algum estágio na área também e isso vai poder te ajudar muito;

- Durante a entrevista, sinta-se confortável, sorria, seja sempre você mesmo, pois se tentar se passar por algo que não é e for contratado, certamente terá problemas. Porém mantenha-se centrado, não exagere nos sorrisos e nem pense ser amigo do recrutador, não se esqueça, você está lá para fazer uma entrevista para um emprego;           
                                                         
- Escolha as roupas e calçados adequados, que não sejam formais em excesso, mas também mostrem o seu interesse e disponibilidade em participar da rotina daquela empresa. Para isso é importante estudar antes também sobre o cargo que você está se candidatando. Se está procurando uma vaga de secretária, procure ir com roupas um pouco mais formais e se está procurando seu primeiro emprego na área de telemarketing, não vá de terno e gravata. Os rapazes devem ir asseados, de barba feita, cabelos penteados, roupas alinhadas. As moças arrumadas, maquiadas (sem exagero), com roupas discretas, quero dizer, não muito curtas, sem grandes decotes. Lembrem-se, estão indo para uma entrevista e não para uma festa.         

- Saiba avaliar honestamente seus pontos positivos e negativos, pois isso é algo que os entrevistadores costumam perguntar.

Não deixe de ler as Dicas de Empregabilidade aqui no site.


A quarta dica é:

Aposte no perfil  inovador e criativo - se você for inovador e criativo.

Hoje em dia, as empresas não estão mais procurando funcionários que trabalhem mecanicamente, fazendo restritamente aquilo que lhe é solicitado. Esse é um princípio geral, mas vai depender muito do cargo e do tipo de empresa que você está se candidatando. Mostre seu lado criativo desde o momento da entrevista, colocando-se à disposição para trazer novas ideias e métodos para solucionar os problemas da empresa, tenha uma visão abrangente, mostre que você fará aquilo que lhe pedem, mas que tem opinião própria. Personalidade sempre é um ponto positivo, mas não chegue com o "pé na porta"


A quinta dica é:

Jamais ter medo de se arriscar a coisas novas, de se aplicar a vagas diferentes.

Com certeza, você tem suas preferências, seus dons, suas aspirações, mas para ingressar no mercado de trabalho, conseguir o primeiro emprego, você precisa ampliar mais seus horizontes, enxergando a possibilidade de exercer cargos diferentes daquilo que sempre imaginou, desde que tenha a capacitação necessária para isso, é claro. Não adianta você se candidatar a cargos muito acima da sua experiência, dos seus conhecimentos.                        

Você sempre pensou em começar trabalhando em um escritório de contabilidade ou em uma grande empresa de seguros? Mas se surgir a chance de fazer algo diferente, em uma empresa de telemarketing, por exemplo, tente! Você pode descobrir que tem aptidão para realizar muito mais do que pensa!

Dica bônus especial:

Uma das coisas que mais se fala hoje em dia e que realmente pode fazer a diferença entre conseguir um emprego ou não é a especialização. Você pode não ter experiência, mas se tiver qualificação, souber muito bem sobre alguma coisa, você já será visto com outros olhos pelos recrutadores.
Você nem precisa sair de casa para isso, você pode fazer cursos online por exemplo, em que recebe até diploma, como no Curso 24h e fazer a diferença. Por exemplo, hoje em dia, anunciamos dezenas de vagas onde o diferencial é saber Excel e quantas pessoas você conhece que realmente conhecem as fórmulas, usar de verdade esse programa?

Dica extra:

Estas são cinco dicas que você deve seguir nesta empreitada de conseguir o primeiro emprego, mas o mais importante é ter persistência. Não desista, não desanime, por mais difícil que pareça. Se não der para começar por onde você sonhava, comece de outra forma, mas comece e o resto virá!

Você pode levar algum tempo para ter a sua oportunidade, mas certamente ela chegará! Nós estamos aqui para te ajudar!


Cristiane Prata
Este post foi escrito por Cris Prata, psicóloga, analista de RH e proprietária do site Vagas Urgentes.

5 comentários:

  1. Gostei muito da postagem! As dicas foram boas para quem não tem experiência.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou Cris. Estarei fazendo outros posts com dicas.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas é um blog sensacional o seu. para quem esta procurando oportunidades de emprego e sempre bom saber que existem pessoas que ajudam o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Espero ajudar cada vez mais e sempre. Conte conosco.

    ResponderExcluir
  5. mto boa a dica msmo me ajudou muito eu lhe peço para q vc publique mais vagas na cidade de macae...agradeço desde ja :)

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.