18/06/2014

Trabalhar em casa

By With 17 comentários:

Trabalhar em casa




Muitas pessoas têm transformado suas vidas profissionais, optando pelo trabalho em esquema de home office, ou, simplesmente, trabalhando em casa. Mas será que é o tipo de trabalho que pode ser feito por qualquer pessoa? É sobre isso que discutiremos a seguir.

Motivos para trabalhar em home office



Para quem vivem em grandes centros urbanos, não faltam razões que convidem a gente para trabalhar no próprio lar, certo? Estresse com trânsito e horários rígidos, alimentação desregrada, filhos ainda pequenos, são inúmeros os transtornos de um trabalho para o qual você precise se deslocar diariamente.

Há, ainda, razões que acabam levando as pessoas a esse caminho, de uma forma mais “compulsória”: perda de emprego e demora na recolocação, bem como a chegada a uma faixa etária mais elevada, acabam sendo algumas das motivações de maior destaque.

Benefícios de trabalhar em home office



Por isso o trabalho em home office é tão atraente: aumento de renda – ao se agregar o trabalho tradicional ao home office;  mais tempo para os filhos, falta de rotina de deslocamento, ganho de tempo todos os dias, enfim, o ganho de qualidade de vida pode ser bem intenso.

[caption id="attachment_112403" align="alignleft" width="300"]Dinheiro Você pode ganhar dinheiro trabalhando em casa[/caption]

Dicas para saber se tem “jeito” para trabalhar em home office



Retomando a questão do começo do texto, será que é um tipo de atividade profissional que combine com todo tipo de pessoa? Na verdade não. As pessoas

[caption id="attachment_112399" align="alignright" width="300"]Trabalhar em casa Você também pode trabalhar em casa[/caption]

que optam – ou são levadas – a trabalhar em casa, precisam lidar com questões como a autonomia excessiva, a ausência de “cobranças diretas”, entre outros.

Para o perfil de pessoas que são desorganizadas, que não gostam de ficar em casa, ou que são muito bagunceiras, o trabalho dentro do lar pode não ser a melhor alternativa, porque a pessoa produzirá pouco, sem se dar conta de que aquilo é de fato um trabalho e acabará prejudicando os próprios vencimentos, ao fim do mês.

Passo a passo para trabalhar em home office



Ambiente de trabalho



Primeiramente, deve-se organizar o ambiente de trabalho, o seu “escritório”, por assim dizer.

Organização do espaço



Deixar tudo bem arrumado e acessível é outro ponto a ser considerado, ao definir o ambiente de trabalho; como vimos, organização é uma das ideias-chave para quem deseja conduzir sua vida profissional em casa.

Organização pessoal



Lembre-se, você passará a ser seu próprio chefe; portanto, o cuidado com suas tarefas, materiais, portfólio, contato de clientes, deve ser total; mesmo porque a demora em trazer esclarecimentos ou negociar com clientes pode significar a perda de um trabalho.

Preparo pessoal



Muitos especialistas comentam que é interessante se arrumar, sim, para trabalhar em casa. Isso se deve ao fato de que o cérebro acaba sendo informado de que você esteja indo para o trabalho, mesmo sendo na própria casa. Se você ficar com a roupa que acabou de acordar, a sensação pode ser a de que o dia ainda não começou.

Horários



Esta é uma dica importante: por mais que o trabalho, sobretudo em regime freelancer – muito comum em profissionais de home office – seja “livre”; é importante propor a si mesmo uma perspectiva de tempo de jornada de trabalho. Caso contrário, você pode começar a trabalhar excessivamente, e até mais do que no caso de ter uma atividade mais tradicional, alocado em uma empresa.

[caption id="attachment_112401" align="alignleft" width="300"]Trabalhar em casa Você também pode e vai conseguir[/caption]

Dicas de atividades profissionais para home office



Outra razão para a grande procura de atividades em modalidade home office é a diversidade de práticas que podem se converter em fonte de renda. Venda de artesanato, representação comercial de alguma marca, redação de conteúdo veiculado em meio digital, reciclagem, trabalhos de artes plásticas, entre outros.

Já pensou se aquele seu grande talento puder ser convertido em fonte de renda? A partir de sua própria casa, você pode chegar a ter, com paciência e determinação que você sempre sonhou e merece!

Gostou de nossas dicas? Então, você que está procurando emprego, cogite a possibilidade de ter um trabalho em casa; sua vida irá mudar completamente. Temos certeza disso!

 

Leia aqui os outros artigos que vão te ajudar a trabalhar em casa.

Por Cristiane Prata - Artigo originalmente publicado no site VAGAS URGENTES