23/06/2014

O que é preciso para trabalhar em casa?

By With 2 comentários:

O que é preciso para trabalhar em casa?



É possível trabalhar em casa e viver disso? É possível viver melhor ou você acha que simplesmente dá para ter uma renda extra?
São muitas pessoas que se fazem esta pergunta, que tem um sonho, mas não conhecem ninguém que possa responder com conhecimento de causa. Pois bem, eu sou esta pessoa.

Eu tentei várias coisas, até descobrir o que realmente queria fazer. A partir daí fica muito mais fácil, porque você passa a ter um objetivo e tem prazer no que está fazendo.

Então, eu consegui e se estou escrevendo hoje aqui para você é por esse motivo. Trabalho em casa, comecei sozinha e hoje emprego outras pessoas, ainda trabalho em casa e se você está aqui é porque meu trabalho te alcançou. Estou feliz por isso!

E o que é preciso para começar a trabalhar em casa?



Alguns pontos são importantes:



- Para começar, saber com que quer trabalhar. O que você sabe fazer? O que você gosta de fazer? O que te faria feliz?



Estas são perguntas fundamentais pois a partir da resposta delas você vai seguir seu caminho. Não quer dizer que você vai acertar de primeira, que não vai errar, mas saber por onde começar já é um ótimo início. Além disso o que virá depois vai depender destas respostas.



- Rotina



Dependendo das respostas que você deu para as perguntas anteriores você terá uma rotina a seguir, pois se você já sabe o que vai fazer, sabe do que gosta, tem conhecimentos específicos sobre um assunto que pode interessar a mais gente, então o caminho será um e você já terá uma rotina mais voltada para "colocar a mão na massa", porém se você ainda não sabe o que fazer, não tem nenhum conhecimento específico, não sabe o que vai te fazer feliz, então sua rotina será outra, pois terá que incluir nesta rotina um espaço bem maior para estudar. E disso dependerá o tempo que vai levar para tudo dar certo, porque vai dar certo!



E que rotina é essa?



Cada um tem a sua e vai se adaptar melhor a um tipo de rotina, mas é necessário ter uma, pois senão as coisas vão ficando para depois, já que todos temos família, afazeres domésticos, encontros e tudo que já se tinha antes de resolver começar a trabalhar em casa.



Vou dar um exemplo para quem está começando, e que está desempregado, para que fique mais claro (não se esqueça, é só um exemplo, porque cada um tem uma situação específica para controlar):



7h Acordar, tomar café da manhã...



7h30 Vamos dizer que você não sabe nada sobre trabalhar em casa, então vai estudar, se já resolveu com o que vai trabalhar, vai procurar informações (pagas ou gratuitas) para aprender, vai ler, vai estudar mesmo, como se estivesse estudando para fazer uma prova de concurso público.



12h Hora do almoço



13h Aproveitar para fazer as coisas do  dia a dia, ir ao banco, ao médico, limpar a casa...



16h Colocar em prática o que aprendi. Se você ainda está no começo, talvez ainda não tenha o que colocar em prática, mas então você irá organizar seus pensamentos, colocar "no papel" suas ideias, estratégias, suas dúvidas e dentro de pouco tempo já terá o que fazer.



19h Jantar e ficar com a família



Claro que nem todos que estão lendo este artigo estão desempregados e então vão ter que adaptar uma rotina as suas necessidades, como estudar a noite ou no ônibus. Cada um sabe das suas dores e dificuldades, mas criar esta rotina é importantíssimo se você quer chegar a algum lugar.



E você pode sim chegar lá, nesse lugar que é trabalhar em casa, não precisar mais procurar emprego, não tem mais patrão, pegar ônibus cheio, trânsito parado...



Então o que precisamos fazer mesmo para começar?



Estudar, criar uma rotina e colocar em prática. Muitas pessoas param no estudar. Estudam, estudam, estudam e nunca colocam em prática por medo de não dar certo, ficam protelando e acabam reclamando e achando que quem fala que dá certo está mentindo. Mas nem tentaram!



Outro erro comum é partir para ação antes de estudar e organizar seu negócio. Partem para ação, sem pensar, sem estudar, querem um resultado fácil e rápido. Querem ficar milionários do dia para noite, sem muito esforço. Para estes sugiro jogar na loteria, Mega Sena...



#ficaadica Estudar, se organizar e colocar em prática









1 - Faça: Já comentamos este tópico. Descubra o que quer fazer, não enrole e se não sabe ainda o que quer fazer, descubra. Mas você precisa ter um propósito, um objetivo, saber onde quer chegar. Assim você vai ter um foco e não vai dispersar sua atenção.



2 - Coloque a mão na massa: Faça! Estude, pesquise e coloque em prática. Porque se você ficar enrolando, as coisas não dão certo por um simples motivo, você nem tentou.



3 - Aprenda com quem sabe ou já fez: Participe de grupos, chats e fóruns sobre o assunto que resolveu trabalhar. No Facebook tem diversos grupos assim, onde as pessoas se ajudam e isso é muito bom, além de receber ajuda, você também vai ajudar. Isso faz um bem danado!



4 - Tenha confiança em você: Você vai encontrar pelo caminho muita gente que vai te dizer que não dará certo, que você está perdendo tempo. Se afaste dos pessimistas. As vezes você vai encontrar pessoas assim dentro da sua própria casa, mas não desista, porque com confiança que você pode, você vai conseguir sim!



5 - Ouça: Se estamos dispostos a ouvir, as críticas construtivas serão bem vindas, as novidades, os pontos de vista diferentes do seu, tudo é válido e pode te ajudar a descobrir onde está errando. Não leve as coisas para o lado pessoal e aproveite cada crítica para seu crescimento pessoal e profissional.



6 - Troque experiências: Novamente os grupos, fóruns e chats vão te ajudar. Pessoas com as mesmas expectativas também tem os mesmos problemas, sentimentos parecidos e um pode ajudar ao outro, como aqui nesta seção Trabalho em casa. Use os comentários para trocar experiências!



7 - Dê valor a quem te ama: Essa é uma parte importante do processo. São essas pessoas que te querem bem que vão entender seus dias menos alegres, aqueles que você está "pra baixo" e vão te ajudar a levantar e seguir em frente.



8 - Aprenda a trabalhar com metas: Desde que comecei a trabalhar em casa (home office) aprendi isso e é uma dica muito importante. Anote onde você quiser, mas anote uma meta maior, a longo prazo, onde você quer chegar, metas de médio prazo, a forma com que você vai chegar até a meta principal e as metas de curto prazo, as do dia a dia, as que você vai colocar na sua agenda, como estudar uma estratégia, ler o livro tal... Ao fazer isso você terá motivos para ficar / sentir-se feliz a cada dia, várias vezes por dia, pois a cada capítulo de um livro ou uma planilha prontaou ainda um parafuso colocado você terá cumprido uma pequena meta e vai sentir que deu certo e partirá para a próxima mais confiante.



9 - Ajude: Ajudar ao maior número de pessoas é uma dica especial, pois além do sentimento maravilhoso que você vai ter, a lei do retorno está aí todo dia o dia todo, você ajuda e é ajudado. Muita gente acredita que escondendo o que aprendeu está se protegendo, mas eu acredito que dividindo estamos multiplicando e se for amor e atenção então! Sucesso total!



[caption id="attachment_114843" align="aligncenter" width="300"]Encorajador O que é preciso para trabalhar em casa[/caption]

10 - Acredite que tudo vai dar certo: E como eu sei disso? Deu certo para mim e dará para você também!



Eu sou a prova que dá certo, que com foco, fé (acreditar que vai dar certo), confiança e perseverança as coisas dão certo. Mas vai dar certo de uma hora para outra, sem nenhum erro, sem nenhum percalço pelo caminho? Hummmm Acho bem difícil. O caminho normalmente é longo (longo pode ser um mês, ou 5 anos), cheio de pedras, mas como diz o ditado, "se ainda não deu certo é porque ainda não chegou ao fim"



Eu não comecei ontem, agora em agosto de 2014 já se vão 7 anos nesta luta, mas hoje você está lendo este artigo pois eu não me curvei as dificuldades que apareceram no caminho, errei diversas vezes e aprendi com os erros, porque tenho quem me ame e dou muito valor a isso, ouço e reflito sobre as críticas e aprendi a me afastar de quem / o que não me faz bem.



Por fim, agradeça, agradeça sempre, demonstre que reconhece a quem te ajuda e agradeça pela vida, porque por mais que neste ou naquele momento as coisas não deem certo, estas coisas também te fazem crescer e o que parece hoje uma coisa ruim, amanhã você percebe que foi a melhor coisa que poderia ter te acontecido, então AGRADEÇA!



No próximo artigo vou te indicar alguns livros para ler (que você pode baixar aqui mesmo na internet e fazer uma indicação para você ganhar seus primeiros reais)



Você tem alguma dica para compartilhar conosco, com os leitores do site, ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos!



Por Cristiane Prata