30/06/2014

Como se organizar para trabalhar em casa?

By With 4 comentários:

Como se organizar para trabalhar em casa? O que é necessário para começar a trabalhar em casa de forma independente?



Embora esteja em alta, hoje em dia, o fato é que trabalhar em casa é uma iniciativa bastante desafiadora, para qualquer pessoa que decida empreendê-la. Em contrapartida, os que conseguem se manter com firmeza nesse propósito têm a grande felicidade de conseguir uma vida profissional independente e com tempo para se dedicar a outras atividades.

Pontos fundamentais para trabalhar em casa



Este artigo tem como objetivo trazer informação sobre toda a complexidade que envolve o trabalho autônomo, a partir da própria residência. Então, por isso, não iremos nos deter nos fatores positivos sobre essa modalidade profissional.

Local de trabalhar em casa



[caption id="attachment_121029" align="alignright" width="300"]Organização Organize-se e trabalha em casa[/caption]

Não é porque se está em casa, que não se deve ter um ambiente de trabalho bem definido, não é mesmo? Muito pelo contrario! O trabalho em casa exige uma atenção redobrada à questão da divisão entre vida profissional e vida pessoal; caso contrário, o que ocorrerá será justamente o trabalho tomando todas as frentes de sua vida. De preferência, faça seu escritório isolado de seu quarto, para que cada espaço tenha um significado distinto em seu dia a dia.

Organização para trabalhar em casa



Agora que você já tem o seu espaço de trabalho, nada adiantará se o local não estiver, no mínimo, organizado. Tudo precisa estar acessível, para que você não perca tempo, documentos, ou papéis relevantes e tampouco não conquiste oportunidades de trabalho por essa razão.

Rotina para trabalhar em casa



Estabelecer horários, dias – se for o caso –, momentos de intervalo e outros detalhes, ajudarão a que você tenha um dia bem estruturado, para realizar seu trabalho. Quando der a hora de encerramento do expediente, não deixe de fazê-lo, para que você consiga manter independência entre sua vida profissional e pessoal, organizando-se perfeitamente.

[caption id="attachment_121134" align="aligncenter" width="234"]Administração do tempo Aprenda a administrar seu tempo fazendo um curso online aqui.[/caption]

Cooperação para trabalhar em casa



Se você não morar só, é importante conscientizar as pessoas que convivem na mesma residência, que seu trabalho depende de foco e atenção; portanto, mesmo que você esteja perto, no dia a dia, não está disponível; muito pelo contrário, você precisa se manter produzindo – daí a importância da organização e de horários de intervalo bem definidos.

Disciplina para trabalhar em casa



Aqui vem o que talvez seja o ponto mais importante –e difícil – de se trabalhar de maneira autônoma – e doméstica. Tudo irá lhe atrair a atenção, as possibilidades de lazer são muitas; bem como a procrastinação. O importante é manter o foco absoluto sobre sua atividade, assumindo o máximo de responsabilidade nos momentos em que estiver em expediente. Quando sair desse estágio, aí sim, você pode fazer  o que desejar, de seu tempo. Inclusive, nos

[caption id="attachment_121131" align="alignright" width="182"]Cristiane Prata - Vagas Urgentes Cristiane Prata
Vagas Urgentes[/caption]

dias em que se está muito cansado, ou há diversos compromissos para acontecer; você pode decretar folga, naquele dia, claro – o que não pode ser esquecido é o fato de você fazer uma compensação no dia seguinte. Caso contrário, o seu negócio irá começar a fraquejar e perder estabilidade.

Como vimos, não é simples tomar a decisão de trabalhar por conta própria, ao mesmo tempo em que é ainda menos simples manter a decisão após um período

de esforço. Mas a persistência é, sem dúvidas, uma ideia-chave a ser desenvolvida com o trabalho de freelancer ou empreendedor autônomo, que tenha como local de trabalho a própria casa. Bom trabalho e dedique-se, que seu sucesso estará próximo.

Como você faz para se organizar ou imagina que deva ser? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos!



Por Cristiane Prata