07/07/2014

Como ganhar dinheiro na internet com sites ou blogs - Formas de monetizar

By With 12 comentários:

Formas de monetizar um site: Google Adsense, Sistema de Afiliados, venda de infoprodutos Hotmart e outros, venda de serviços...



A internet hoje faz parte fundamental da vida de muitas pessoas,  já há algum tempo, e seu crescimento não para. Com isso, novas formas de ganhar dinheiro foram surgindo, até culminar em profissionais que não têm mais emprego formal, mas trabalham somente com o seu empreendimento via internet. Então, como ganhar dinheiro na internet com sites e blogs? Como monetizar?

Como ganhar dinheiro na internet com sites



Uma das maneiras mais comuns de as pessoas ganharem dinheiro na internet é por meio de um blog ou site, que apresenta várias formas de monetização. Com isso, é possível transformar-se em uma boa complementação de renda, ou, em alguns casos, até mesmo na renda principal. Se você tem uma boa ideia, gosta de falar sobre um assunto ou é conhecedor deste assunto, as pessoas gostam da sua opinião ou sempre vem te perguntar sobre ele, está na hora de investir e ganhar um dinheiro usando sua afinidade com o assunto ou seu conhecimento.

Alguns vão dizer: "eu não sei fazer blogs" outros "eu não sei escrever bem". Eu posso dizer que isso não é um impedimento, pois eu mesma quando comecei esse blog, o Vagas Urgentes não entendia nada de blogs! Mesmo assim comecei um blog sem gastar um tostão, fazendo um blog na plataforma Blogger, estudando em sites gratuitos na internet e o blog foi crescendo, as pessoas se interessando pelo que eu escrevia. Já se seu problema é escrever, também existem alternativas para isso, a primeira é aprender. Com certeza você vai encontrar também na internet dicas de como escrever melhor, você pode fazer um curso barato, para te ajudar, como os oferecidos pelo Cursos 24h, como o de Escrita e Redação ou se você tiver algum dinheiro para investir, contratar um redator para te ajudar. O negócio é começar!

[caption id="attachment_152038" align="alignright" width="234"]http://bit.ly/cursovgur http://bit.ly/cursovgur[/caption]

E dá para ganhar dinheiro na internet ou isso é só para alguns? Sim, é possível ganhar dinheiro e viver dos seus rendimentos, sem trabalhar para mais ninguém, porém não é de um dia para o outro, é necessário muito empenho, dedicação, estudo e persistência. Acredite e veja algumas das principais formas de monetizar com sites ou blogs a seguir:

Adsense



Este é um programa da empresa Google que aproxima marcas que desejam uma maior exposição na internet, de sites que desejem ganhar algum dinheiro disponibilizando espaços para divulgação das mesmas.

O blogueiro ou administrador do site não precisa investir nada para que isso ocorra, então o sistema ocorre da seguinte forma: com o espaço disponibilizado no site ou blog, o Google seleciona uma empresa patrocinadora que se relacione ao tema da página, que passará a exibir propagandas no espaço.

A cada clique feito por usuário sobre a propaganda, o dono da página ganha uma pequena quantia. É interessante, para esse tipo de monetização, que o dono da página conte com grande audiência, para poder ganhar uma renda maior.

O Google Adsense é um sistema sério e que realmente dá certo, porém muitas pessoas falam mal, pois tentam burlar as regras do programa e são banidas. Como o recebimento das quantias é sobre o número de cliques nos anúncios exibidos na página, muitas pessoas acreditam que podem clicar nos seus próprios anúncios ou pedir que seus amigos façam isso. Essa prática não é permitida de jeito nenhum e é motivo para que o proprietário do site seja retirado do programa sem prévio aviso (pois não precisa, pois já consta das regras que não pode fazer isso).

Usar o programa Google Adsense é bem fácil de implementar. Só é necessário ter um blog ou site que já tenha postagens, que esteja no ar a algum tempo (não adianta colocar um blog no ar hoje e pedir afiliação amanhã), seu blog tem que ter conteúdo pois eles irão avaliar. Depois disso é só trabalhar para ter cada vez mais audiência. Existem "segredos" que podem te ajudar a deslanchar mais rápido? É claro que sim e tem gente no mercado que vende essas informações através de infoprodutos (falaremos deles neste mesmo artigo, aqui a baixo) e que podem encurtar seu caminho, mas isso se você tiver algum dinheiro para investir, caso contrário, é estudar nas diversas fontes gratuitas que encontra na internet.

 

[caption id="attachment_127176" align="aligncenter" width="300"]Google Adsense Sistema de afiliados Google Adsense[/caption]

Sistema de Afiliados



Segundo esse sistema, uma pessoa – que tenha um site ou blog – procura uma plataforma e se afilia a mesma. Desse modo, se pode passar a contar com o produto ou serviço oferecido na plataforma e oferecê-los em sua página.

A monetização virá a partir das vendas geradas na página, por meio de alguma forma de comissionamento, que pode chegar a 50% do valor de venda do produto ou serviço. Não há investimento, na maioria das plataformas de afiliados.

Existem várias plataformas como Hotmart, Afilio, Zanox, ClickBank, Lomadee, Cursos 24h entre muitas outras, que você vai procurar de acordo com o tema do seu blog.  Depois de se decidir, você vai se inscrever na plataforma, escolher os produtos e implementar os anúncios. Na maioria delas você vai encontrar alguma ajuda se você for novo no assunto.

Venda de infoprodutos



Há duas possibilidades, neste caso: na primeira, é possível se afiliar – como visto anteriormente – a uma plataforma que ofereça infoprodutos - como é o Hotmart, expor o mesmo na página e, com as vendas, ganhar comissões e tornar o trabalho rentável. Por outro lado, você, o administrador do site pode produzir o próprio infoproduto – ou produto digital – e utilizar sua página para servir como campanha de marketing para o mesmo. Assim, toda a renda apurada com as vendas do produto será seu - dono da página. O investimento, nesse caso, será o relativo à produção do infoproduto – o que pode variar de gasto zero, até valores bem altos.

Começar como afiliado de um produto então costuma ser o caminho escolhido pela maioria das pessoas, pois além de ir aprendendo a vender infoprodutos, também ganha tempo para estudar as melhores estratégias e para fazer seu produto. Mas não se preocupe, tem muita gente vivendo como afiliado que nem pensa em produzir. Vai de cada um. Se você quiser aprender vender como afiliado no Hotmart pode aprender fazendo o curso Guia de Vendas do Hotmart para Afiliados.

Prestação de Serviços



Esta é uma opção para quem não necessariamente deseja viver de blogs e sites, mas sim é profissional liberal / autônomo e precisa de um modo de expor seus serviços. Basta oferecer o seu serviço em um site, divulgando-o de maneira clara e persuasiva, que a página poderá servir como uma captação de clientes, de maneira orgânica, quer dizer, sem gastar com propaganda. Com isso, será possível conseguir muito mais trabalho e ampliar sua renda, através de sua profissão e expertise.

Venda de produtos e-commerce



Com certeza você já deve ter escutado falar de empresas como Peixe Urbano, Dafiti, Groupon, Americanas.com ou mesmo já comprado algum produto através delas né? Existe esta possibilidade, você se associar a empresas que te pagam uma comissão normalmente de 5% a 10% para que você venda esses produtos. Você será um Afiliado E-commerce Essas empresas são por exemplo Lomadee, Zanox, Mundi... E quanto você pode ganhar? Conheço pessoas que ganham até R$4000,00 trabalhando com essas empresas e produtos! Existem várias técnicas para fazer essas vendas, todas pela internet, sem sair de casa. Como fazer? Você vai identificar através de diversos meios o que seus (futuros) clientes estão querendo comprar, através de várias ferramentas como por exemplo o Google Alertas. Caso você se interesse mais por essa modalidade, existe um curso muito bom que ensina o passo a passo de como entrar nesse negócio.

[caption id="attachment_121131" align="alignright" width="182"]Cristiane Prata - Vagas Urgentes Cristiane Prata
Vagas Urgentes[/caption]

E agora que você sabe como ganhar dinheiro com a internet, está esperando o que?

Você já tem ou teve alguma experiência em ganhar dinheiro na internet. Conte pra gente, nós vamos adorar saber!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui sua experiência e não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos!



Receba este e outros artigos sobre Trabalho em Casa no seu e-mail clicando aqui ou cadastre-se aqui ao lado colocando seu e-mail



Por Cristiane Prata



Post atualizado em 10/10/2014