29/07/2014

Jovem Aprendiz: Itaú, Globo, Petrobrás... Como conseguir uma vaga?

By With 15 comentários:

Jovem Aprendiz: Itaú, Globo, Petrobrás... Como conseguir uma vaga?



Uma das vagas mais pesquisadas aqui no site Vagas Urgentes são as vagas para os programas de Jovem Aprendiz. As vagas para o Itaú, Rede Globo, Petrobrás, IBM, Bradesco, SENAC, CEF, Eletrobrás ou mesmo para empresas desconhecidas pela maioria das pessoas, são vagas que chamam muito atenção tanto de adolescentes quanto de seus pais, em todos os cantos do país, seja Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul... São o sonho de quase todos os jovens. Porém eu percebo grande falta de informação sobre como conseguir uma vaga, sobre a idade para participar dos processos seletivos e até mesmo, do propósito, pois muitos pensam que os programas de Jovem Aprendiz existentes são uma espécie de emprego para menores de idade e na realidade não são, por isso pedi a nossa colaboradora, a psicóloga Luana Zanelli, que esclarecesse essas dúvidas.

Além disso, através dos comentários aqui no site, posso sentir de perto os anseios, as dores de cada um de vocês. Nesta fase  da vida, são tantas dúvidas, tanta falta de apoio, a maioria dos adolescentes e jovens adultos não sabem por onde começar, a quem recorrer. Como fazer um currículo se não tem experiência ainda? Nós estamos aqui para mostrar o caminho, abrir seus olhos, dar as dicas que ninguém te deu. Não deixe de ler os outros artigos aqui no site da seção Fale com o Recrutador.

[caption id="attachment_144611" align="alignright" width="300"]Programa JOVEM APRENDIZ Esta é sua chance de saber tudo sobre o programa JOVEM APRENDIZ[/caption]

Por exemplo, um erro muito recorrente que percebo aqui no site é na hora dos comentários, o jovens candidatos não se importarem com a ortografia, ou não percebem que estão errando e olha, erram muito. Isso pode fazer a diferença entre ser chamado para uma vaga e não ser chamado. Hoje em dia todos tem um computador, smartphone ou algum aparelho eletrônico por onde envia seu currículo (mesmo que não seja seu) e por aí você também deve usar o corretor ortográfico e melhorar suas chances.

Procure na Fundação Mudes e no CIEE, pois são instituições que podem te ajudar a encontrar a vaga tão sonhada. É claro, entre todos os dias aqui no Vagas Urgentes e faça sua busca por Jovem Aprendiz no Estado de sua preferência. Isso é importante demais!

Então, vamos ao artigo perfeito e esclarecedor da Luana:

JOVEM APRENDIZ 

O programa Jovem Aprendiz foi sancionado de acordo com a Lei 10.097, de dezembro de 2000. Aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm

É considerado Jovem Aprendiz aquele que é contratado por alguma empresa e que tenha entre 14 e 24 anos, e esteja matriculado e frequente a escola (dão preferencia a alunos da rede pública), cursando o ensino fundamental, ensino médio (cursando ou completo), ou faça algum curso de aprendizagem desenvolvido por alguma instituição (SENAC, SENAI, etc.).

A duração da jornada de atuação de um Jovem Aprendiz deve ser de, no máximo, 6h por dia ou, no máximo, 8h por dia, para aqueles que já tiverem terminado o Ensino Fundamental.

O Jovem Aprendiz permanece um período no local de trabalho e outro período em capacitação. Por esta jornada, ele recebe o salário mínimo/hora e os direitos trabalhistas e previdenciários compatíveis com o contrato de aprendizagem.

O local de trabalho não poderá ser nenhum que seja prejudicial à formação do Jovem, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários que não permitam a frequência à sua instituição de ensino.

Qualquer empresa pode contratar o Jovem Aprendiz exceto as microempresas e as EPP (Empresas de Pequeno Porte). As empresas que podem contratar o Jovem Aprendiz devem fazê-lo de 5% a 15% do total de funcionários atuantes.

Infelizmente, muitas empresas não buscam Jovem Aprendiz, o que reduz, e muito, a quantidade de vagas. Em função disso, o TEM (Ministério do Trabalho e Emprego) está fiscalizando e autuando as empresas que não estão cumprindo a cota a que são obrigadas.

A grande vantagem para a empresa que contrata Jovem Aprendiz é ter um colaborador moldado de acordo com as suas necessidades, criando uma relação de conhecimento, confiança e fidelidade.

O contrato de aprendizagem finaliza quando o Jovem Aprendiz completar 24 anos ou quando:

-  O Jovem Aprendiz tiver desempenho insuficiente ou não se adaptar ao trabalho.

-  O Jovem Aprendiz tiver uma falta disciplinar grave.

-  O Jovem Aprendiz faltar à escola sem justificativa, implicando na perda do seu ano letivo (ser reprovado / jubilado).

-  O Jovem Aprendiz não desejar mais atuar naquela empresa.

Para cumprir a Lei 10.097 (de 2000), para que a empresa possa contratar o Jovem Aprendiz, é preciso que o empresário vá a alguma Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou entre em contato com a Coordenação Geral de Preparação e Intermediação de Mão-de-obra Juvenil do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o Jovem profissional, também é uma excelente oportunidade, já que dará, a ele, a possibilidade de capacitação e a chance de entrar no mercado de trabalho – que, sabemos, é tão difícil. Jovens relatam que, para a sua trajetória profissional foi de fundamental importância o início da carreira como Jovem Aprendiz, que proporciona aprendizados práticos e uma melhor condição quanto ao inicio da profissão.

São várias as opções de programas no mercado. Caso você, jovem, esteja em dúvida em relação a que carreira ou programa escolher, você pode:

-  Fazer um teste de aptidão profissional para que você avalie as suas habilidades e interesses. Existem testes gratuitos (e bons) na internet. Ou, nas universidades onde existe o curso de Psicologia, existe o SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), com atendimento social, inclusive, para orientação vocacional. Pesquise!







-  Pesquisar as diversas profissões e ver qual daquelas você tem habilidade ou interesse para atuar e iniciar a sua trajetória profissional.

-  Passe um dia no ambiente de trabalho dos seus pais e/ou amigo próximo. Fale do seu desejo. Passe um dia em um local de trabalho relacionado com aqueles de seu interesse.


  • Pesquise as vagas para ter ideia do que estão oferecendo, inclusive aqui no Vagas Urgentes.



Um dos principais ensinamentos que os Jovens têm, nesta época é que, quando se tem boa vontade (e é importante que você tenha!), atitude, disciplina e foco (você precisa escolher uma área, lembra?), pode alcançar aquilo que deseja para a sua vida. O programa de Jovem Aprendiz pode ser o primeiro passo para o início de uma carreira de sucesso.

Além do que, a aprendizagem profissional é uma importante ferramenta de construção da vida pessoal e social dos Jovens. A partir do desenvolvimento de responsabilidade, compromisso, respeito e autonomia, a carreira se inicia, através da experiência profissional como Jovem Aprendiz. Tudo isso contribui para o amadurecimento através da responsabilidade que o trabalho exige para o Jovem.

E, se eu posso dar alguns conselhos a você, jovens, são:

-  Pesquise.

-  Motive-se.

-  Saiba qual o seu real desejo.

-  Busque vagas de Jovem Aprendiz a partir do seu real desejo (o desejo é seu? É real?) de ingressar no mercado de trabalho.

E, vocês, pais, não estão de fora. Os conselhos para vocês são:

-  Incentive seu filho (sua filha) a ele (ela) iniciar a sua vida profissional e, de certa forma, início da vida autônoma deles.

-  Ajude-o a buscar. Ele (ela) pode ter dificuldades.

-  Motive-se e motive seu filho.

-  Converse com ele (ela) sobre os desejos dele (dela); entenda a perspectiva sobre o olhar dele (dele).

[caption id="attachment_111662" align="alignright" width="198"]Luana Zanelli Fale com o Recrutador
Luana Zanelli[/caption]

E eu tenho certeza que, com o apoio da família, e o seu real desejo, esta será uma primordial possibilidade de você – Jovem – iniciar uma carreira de sucesso. Hoje, Aprendiz. Amanhã: ensinando.

Você se identificou com alguma situação que foi descrita no artigo da Luana? Ficou com alguma dúvida? É só comentar aqui embaixo e vamos fazer o possível para te ajudar. É para isso que estamos aqui.

Por Luana Zanelli

Luana Zanelli é Psicóloga, Coach e Grafóloga. Atua em consultório próprio (Centro-RJ) desde 2004, como Psicóloga e Coach.

Já foi empresária, por oito anos, na área de Gestão de Pessoas.

Desde setembro de 2013, atua com Recrutamento & Seleção, de forma autônoma.

É co-autora do livro “Coaching & Psicologia”, publicado pela Editora Leader, em abril de 2014, em SP.

Site: www.luanazanelli.com

Facebook: www.facebook.com/psicologiaecoaching

- Artigo originalmente publicado no site VAGAS URGENTES Veja outros artigos do Fale com o Recrutador

Inscreva-se para receber as atualizações do Vagas Urgentes » Fale com o Recrutador por Email

*Post atualizado em 30/7/2014 com informações enviadas por Amália Alves (CIEE)