04/08/2014

Como trabalhar menos e ganhar mais trabalhando em casa em 5 dicas

By With Nenhum comentário:

5 Dicas para aumentar a produtividade trabalhando em casa



Trabalhar em casa não é tão simples quanto se pensa e exige muito mais disciplina e empenho por parte do empregado, sim, pois você pode ser empreendedor, trabalhador autônomo, mas também pode trabalhar como empregado em home office. É importante saber criar técnicas que aumentem sua produtividade e façam com que você consiga se manter motivado e produzir de acordo com a demanda, respeitando os prazos e viabilizando um trabalho de qualidade.

O mercado oferece atualmente uma serie de possibilidades para quem deseja trabalhar em casa ou utilizar o trabalho informal como uma forma de complementar a renda familiar. Assim, algumas dicas fáceis e bem práticas podem ser incrementadas ao seu dia a dia para garantir o aumento da sua produtividade no home office.

Essa ideia de trabalhar menos e ganhar mais (seja dinheiro, tempo ou os dois) não é uma ideia nova e nem para preguiçosos. Agilizar seu trabalho e viver uma vida melhor não é vergonha nenhuma, é ser inteligente. Inclusive, se você se interessar mais por esse assunto, não pode deixar de ler o livro Trabalhe 4 horas por semana, autor Timothy Ferriss entre outros. Parece impossível? Vale a pena ler.

Mas vou te dar aqui algumas diretrizes para você começar:

Lista



[caption id="attachment_148047" align="alignright" width="300"]Trabalhar menos e ganhar mais. Otimize seu tempo Trabalhar menos e ganhar mais. Otimize seu tempo[/caption]

Uma dica interessante é preparar uma listagem com todos os seus afazeres e todas as atividades a serem desenvolvidas no dia. Dessa forma, é mais fácil ir selecionando o que pode ser feito primeiro e demanda menos tempo, bem como organizar uma rotina de trabalho que não te desgaste nem faça com que você tenha que fazer tudo correndo, comprometendo a qualidade.

Planejamento



O planejamento é um procedimento essencial em qualquer tipo de atividade profissional. No entanto, devido a alta flexibilidade que o home office propicia é indispensável que você planeje sua rotina de trabalho, adaptando as suas demais atividades e fazendo com que seja o mais leve e organizada possível.

Através do planejamento é possível vislumbrar as melhores formas de realizar os trabalhos e criar estratégias e métodos que melhorem a sua produção. Assim, você sentirá que o trabalho se tornará muito mais fluido e você conseguirá manter um ritmo de trabalho e uma disciplina que fará toda a diferença quando se pensa em produtividade e desempenho.

Foco



A flexibilidade do trabalho em casa ao mesmo tempo em que é uma vantagem e permite uma serie de escolhas por parte do trabalhador pode ser também muito traiçoeira. Acontece que muitas pessoas acabam perdendo o foco e o ritmo de produtividade, fazendo com que você tenha seus resultados comprometidos.

É importante que você tenha foco e evite qualquer tipo de situação que lhe prenda a atenção. Mesmo em casa, é importante escolher um local calmo e tranquilo onde você possa trabalhar sem nenhuma perturbação e ter a concentração necessária.

Descarte o que não vai te trazer retorno.

[caption id="attachment_148048" align="alignleft" width="300"]Siga as dicas e vai trabalhar mais e ter mais tempo para descansar, com dinheiro no bolso Siga as dicas e vai trabalhar mais e ter mais tempo para descansar, com dinheiro no bolso[/caption]

Tempo para descanso



Como em qualquer outro tipo de atividade, no home office é importante não se sobrecarregar e criar um esquema de trabalho que lhe permita ter tempos de descanso. É importante lembrar que a produtividade está diretamente associada com a sua carga emocional e o seu foco, de modo que longos períodos de trabalho ininterruptos tendem a reduzir sua capacidade de produção com qualidade.

Conhecimento e antecipação



Além das questões que permeiam o trabalho em casa e interferem diretamente em sua produção, é importante atentar para a necessidade de ter algum conhecimento prévio e se manter atualizado sobre tudo que pode interferir em seu trabalho. É preciso saber com que tipo de informação você está lidando e se manter antenado e preparado para agir em qualquer situação ou qualquer demanda solicitada.

Dica bônus:

Disciplina



Aqui vou falar da minha experiência. Já faz 13 anos que trabalho em casa, primeiro como representante de uma empresa e depois com o site Vagas Urgentes e posso te garantir, sem disciplina, nem um negócio e nem outro teriam ido para frente.
O que eu quero dizer com isso? Ter horários fixos para começar a trabalhar, para o almoço, para os afazeres domésticos e até para atender os amigos e familiares, mesmo que seja ao telefone. Isso é muito importante. Você tem que adaptar sua rotina, com metas e planejamento para que as coisas aconteçam, mas sem disciplina, nada disso vai dar certo e seu trabalho se perde nos dias corridos que todos temos. É  o filho que pede algo, a amiga que bate a porta para contar sobre seus problemas ou a mãe que liga para saber se você está bem simplesmente. Mas pense, se você estivesse em um trabalho formal, poderia parar a todo momento para estes afazeres?

E você então me pergunta, se é assim, por que eu vou trabalhar em casa? Porque você pode se planejar e encaixar isso tudo no seu dia a dia, sem atrapalhar seu rendimento, porém se você não tiver a disciplina para colocar em prática suas metas, seu planejamento, vai perder o foco e seu negócio não vai prosperar. As vezes temos que ser um pouco "chatos" e impor limites as pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de trabalho, que ainda não é muito popular aqui no Brasil. Mas tenha certeza, você vai conseguir se seguir essas dicas!

Agora é colocar em prática se você já trabalha em casa e se não trabalha, escolha e siga em frente. Veja aqui mesmo no site alguns artigos que vão te ajudar a escolher o que fazer, na seção Trabalho em Casa.

[caption id="attachment_143890" align="alignleft" width="190"]Cristiane Prata Vagas Urgentes Cristiane Prata
Vagas Urgentes[/caption]

Você já tem ou teve alguma experiência trabalhando em casa? Deu certo ou não? Conte pra gente, nós vamos adorar saber!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui sua experiência e não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos!



Por Cristiane Prata

Leia aqui os outros artigos que vão te ajudar a trabalhar em casa. Receba este e outros artigos sobre Trabalho em Casa no seu e-mail clicando aqui ou cadastre-se aqui ao lado colocando seu e-mail

Postagem em destaque

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo!

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo! Está procurando o primeiro emprego ? Ver aquele monte de vagas de empr...

Vagas em SP

Vagas de Estágio RJ

Vagas do Estado do RJ

Vagas no Nordeste

Vagas Urgentes MG

Vagas Urgentes SUL