04/11/2014

Vagas Urgentes - Entrevista com a Gerente de RH Kátia Mendes

By With Um comentário:


Hoje nossa entrevista é com a Gerente de RH da Consultoria de Recursos Humanos da Expectativa Talentos Humanos, Kátia Mendes. Prestem bastante atenção as dicas, coloquem em prática, pois com certeza terão muito mais facilidade de passar por mais esta etapa.


Vamos a entrevista então!



01- Vg Urg: Qual seu nome e a empresa que você representa? De que ramo é a empresa? Ela está localizada em que estado? Ou fale um pouco de você e da sua experiência? 





 





Kátia Mendes: Meu nome é Kátia Mendes. Sou Gerente de Administração de Pessoal e Recursos Humanos na Consultoria de Recursos Humanos Expectativa Talentos Humanos. Ela está localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Sou uma pessoa que corro atrás dos meus objetivos e não desisto até vê-los todos realizados. Estou há 13 anos vivenciando a área de Administração de Pessoal e descobri como é prazeroso ver clientes e funcionários satisfeitos com a realização de um trabalho bem elaborado e realizado. 





 





02- Vg Urg: O que faz você acreditar que o candidato é o ideal para preencher a vaga em aberto?  





 





Kátia Mendes: Verifico no candidato se ele possui as características que a vaga exige. Alinhar perfis é essencial. Experiências descritas no currículo como também o seu comportamento, expressão e linguagem condiz com o perfil da vaga. Procuro encaminhar dois ou três finalistas para que o cliente possa ter mais opções para uma excelente contratação. 





 





03- Vg Urg: Quais os principais itens que devem constar em um bom CV? 





 





Kátia MendesO currículo é o cartão de visita do candidato e fará com o que o recrutador se interesse ou não em chamá-lo para uma entrevista. O currículo deve estar atualizado com os dados pessoais, Objetivo, formação acadêmica, experiência profissional, perfil profissional e cursos. As informações precisam ser claras para que o recrutador possa identificar com facilidade os conhecimentos e experiências do candidato. Ao elaborar um currículo temos que nos atentar às informações de contato para que o recrutador não tenha problema em contatá-lo. 





 





04- Vg Urg: Como o candidato deve se comportar em uma entrevista de emprego? 





 





Kátia Mendes: É muito importante no momento da entrevista o contato olho no olho. Uma expressão positiva e descontraída faz com que o candidato se mostre seguro. Na hora das perguntas o mesmo deverá ser sucinto e objetivo em suas respostas, focando nas experiências para a vaga no qual pretende exercer. 





 





05- Vg Urg: Qual é o pior erro que um candidato pode cometer, em sua opinião? 





 





Kátia Mendes: Tentar passar uma imagem que não condiz com suas experiências profissionais. Mentir na hora da entrevista. As mentiras são observadas durante o processo seletivo através da análise junto a CTPS. Por esse motivo as empresas aplicam testes práticos e dinâmicas de grupo e analisam bem a segurança que o candidato mostra ao responder as perguntas e ver que condiz com o que ele relatou em seu currículo. 





 





06- Vg Urg: Com o que o candidato da área de atendimento deve se preocupar ao atender a um chamado para uma entrevista? 





 





Kátia Mendes: O candidato ao receber uma chamada para uma entrevista o mesmo deve se policiar naquilo que ele está falando, pois sem saber, ele pode estar passando pela primeira etapa do processo seletivo. O candidato que está concorrendo a uma vaga na área de atendimento ao receber uma ligação para entrevista deve se preocupar com sua dicção, postura,ter simpatia e saber lidar com as pessoas. 





 





07- Vg Urg: Pensando na área de atendimento (telemarketing/call center), o que faz a diferença no perfil do candidato? 





 





Kátia Mendes: Ser paciente, saber lidar com o público, ser simpático e saber lidar com os conflitos que possam surgir. Ter boa fluência verbal e passar confiança. São pontos fundamentais pra quem trabalha com atendimento. 





 





08- Vg Urg: Os candidatos ficam muito preocupados com as etapas do recrutamento, em especial com a dinâmica de grupo. Como deve se comportar o candidato nesta ocasião? 





 





Kátia Mendes: Na véspera da dinâmica de grupo, o candidato deverá ser alimentar bem, dormir as quantidades de horas necessárias para que ele possa estar bem disposto. Procurar manter a calma é um ponto muito importante, pois durante a dinâmica o candidato deverá prestar bastante atenção naquilo que está sendo falado pelo selecionador. Sendo assim, ele conseguirá se desenvolver bem durante a dinâmica apresentando bons resultados para o processo seletivo. 





 





09- Vg Urg: O que evitar em uma entrevista? 





 





Kátia Mendes: Não ficar olhando para o relógio, pois demonstra nervosismo e ansiedade. Evitar o uso de linguagem informal como gírias ou palavras de baixo calão, falta de postura, uso de vestimenta inadequada para o cargo proposto. Evitar o uso de celular, desviar o olhar do entrevistador quando lhe é feito alguma pergunta, evitar gesticular em excesso. Todos estes quesitos são analisados durante a entrevista e, por conseguinte, evitados. 
 





10- Vg Urg: Qual o conselho que você pode dar aos candidatos para que consigam com mais facilidade a tão sonhada vaga? 





 





Kátia Mendes: Estar sempre com seu currículo atualizado, procurar se reciclar fazendo cursos para se manter antenado sempre com o mercado e ter um bom Networking. 





 





11- Vg Urg: Como sugere que o candidato reaja em relação à falta de feedback do RH após a participação em processos seletivos? 




[caption id="attachment_217027" align="alignright" width="300"]Kátia Mendes. Sou Gerente de Administração de Pessoal e Recursos Humanos na Consultoria de Recursos Humanos Expectativa Talentos Humanos Kátia Mendes - Gerente de Administração de Pessoal e Recursos Humanos na Consultoria de Recursos Humanos Expectativa Talentos Humanos[/caption]



 





Kátia Mendes: Sugiro que o candidato faça contato com a empresa após o prazo informado pela área de Recursos Humanos para buscar o retorno do seu processo seletivo se não for contatado. Isso se o recrutador informá-lo disso no momento da entrevista. 





 





12- Vg Urg: Você pode usar este espaço para fazer um comentário, caso ache necessário: 
 





Kátia Mendes: Agradeço imensamente em poder ter dado a minha contribuição no que diz respeito a dicas de como conseguir um emprego neste espaço Fale com o Recrutador e ter um bom aproveitamento no seu processo seletivo. Sou grata por este espaço concedido pelo Vagas Urgentes de mostrar um pouco que a Expectativa Talentos Humanos tem a oferecer e contribuir para o mercado se trabalho. Muito obrigada!  








Kátia Mendes

Contato: www.expectativatalentoshumanos.com.br
Telefone: (21)34916239

Avenida Brigadeiro de Lima e Silva, 1204 Sala 701, Bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ

Postagem em destaque

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo!

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo! Está procurando o primeiro emprego ? Ver aquele monte de vagas de empr...

Vagas em SP

Vagas de Estágio RJ

Vagas do Estado do RJ

Vagas no Nordeste

Vagas Urgentes MG

Vagas Urgentes SUL