02/12/2014

Entrevista de emprego - por Tatiane Souza

By With 2 comentários:



Foi chamado para uma entrevista de emprego? A partir deste momento, pare para pensar em situações nas quais você considera importantes em sua vida profissional. Reveja cada uma com detalhes e o papel em que você desempenhou. O que aprendeu com isso? Quais foram os desafios para resolução?

Esse informe considero muito importante para quem pode vir a passar pela chamada Seleção por Competências: O entrevistador indaga por situações em que você passou anteriormente em suas experiências profissionais para avaliar se vai conseguir trabalhar sobre pressão ou até se liderou algum grupo. Será assim que você será avaliado e se irá se adequar ao perfil daquela específica vaga. O que contará será se você responderá com segurança e se lembrar de detalhes para contar. Preste atenção em questões como comunicação, liderança, resiliência, convivência diária com colegas de trabalho. É o melhor método para você se preparar para uma entrevista deste tipo já que não temos como prever que perguntas irão surgir.

Quem já tem algumas ou bastante experiências profissionais é muito importante exibir ao entrevistador seus resultados. Apresente com algum detalhes suas realizações, ações e seus resultados perante aquela situação que foi um pouco mais difícil de resolver.

Já você que não tem nenhuma experiência profissional pense em situações em seu cotidiano escolar ou familiar. Relembre de situações que já passou. Vale um curso, trabalhos em faculdade, viagem com amigos ou família, intercâmbio, festa organizada por você, etc. O que será observado serão suas atitudes em cada ocasião.

Tente terminar suas frases com algo positivo. Relate aquela experiência em que você concluiu e, por exemplo, recebeu aquele bom feedback, foi gratificado ou até promovido. Se você contar ao terminar seu relato com algo positivo o entrevistador dará continuidade normalmente, mas se for algo negativo, até como uma demissão, ele irá engatar uma pergunta como e porquê você foi dispensado, etc. Este tipo de entrevista se deve ao entrevistador que estará seguindo as informações que você pôs em seu currículo. Então não minta em seu currículo para saber relatar tudo com precisão.

Se o entrevistador fizer uma pergunta absurda como, por exemplo, quantas lojas da empresa tal você tem ciência que existem em sua cidade, não se desespere! Responda naturalmente ou até comente que você vê muitos anúncios para esta empresa então considera que há bastante filiais. Neste caso, não existe resposta correta ou errada. O que vale é seu entendimento e sua ação perante a pergunta. O que vale é seu bom humor. Tenha atitude em responder. De que adianta mostrar aquele sorriso para transmitir um bom humor se você não sabe o que responder de imediato e fica com cara de paisagem? Aqui mesmo na Expectativa Talentos Humanos já aconteceu de candidatos não saberem responder e ficarem usando palavras como bem, hum, é... Não é bem visto um candidato que deixa o recrutador a ver navios. Seja imediato e preciso.

Podem surgir perguntas como aquela conhecida "Por que devemos contratá-lo?" ou "Por que você quer trabalhar aqui?" Pode parecer fatigante por já ter respondido isso em várias entrevistas e até ter acontecido de nem passar nessas seleções, mas por trás desta pergunta o entrevistador irá analisar a vontade da empresa contratar um funcionário com perfil e valores alinhados aos seus. Pesquise sobre a empresa se souber qual seria. Entre em site, leia tudo  o que puder sobre a empresa. O entrevistador informando por telefone ou e-mail o endereço da empresa e não  seu nome ou segmento,  pesquise no Google para descobrir e estudar sobre suas informações. O entrevistador irá querer saber sobre sua flexibilidade e não se você sonha em trabalhar na empresa a tempos. Não fique só rebatendo as perguntas do entrevistador. Faça perguntas também. Perguntas são bem vistas principalmente sobre a empresa, mostrando que você teve a preocupação em pesquisar sobre ela.

Atente-se como se comporta desde o momento em que você pisa na empresa. Aquela recepcionista que está sentada ali atendendo telefonemas pode muito bem repassar suas atitudes para o RH. Gentileza gera gentileza como sabemos muito bem.  Outro fator importante é ter coerência em suas redes sociais: Aquele seu perfil no Facebook ou Twitter pode ser espiado pelo seu recrutador. Pense muito antes de postar qualquer coisa. Você responde ao seu recrutador na entrevista que não bebe, mas tem fotos suas com copo de cerveja. Contradição é uma forma de você nunca ser selecionado. Nunca conte uma mentira: o recrutador é bem treinado e faz entrevistas o dia todo e irá reparar algum deslize seu. É muito arriscado. Tatiane Souza

Na hora de se vestir opte por um traje que combine com sua área de atuação. Escolha uma roupa bem cuidada e na qual você se sinta confortável, com cores neutras e simples.

E por fim, mesmo que esteja ansioso, pressionado, tente ser você mesmo. Sendo autêntico é a maneira mais real de mostrar sua individualidade.

Boa sorte na conquista de seu novo emprego!

Tatiane Souza


Gerente de Recursos Humanos na Expectativa Talentos Humanos


VEJA OUTRAS DICAS SOBRE ENTREVISTA DE EMPREGO AQUI

Postagem em destaque

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo!

Sem experiência? Saiba como conseguir vagas de emprego assim mesmo! Está procurando o primeiro emprego ? Ver aquele monte de vagas de empr...

Vagas em SP

Vagas de Estágio RJ

Vagas do Estado do RJ

Vagas no Nordeste

Vagas Urgentes MG

Vagas Urgentes SUL