2010/05/12

Recepção e Atendimento em Hospitais e Clínicas - RJ - Urgente

By
Recepção e Atendimento em Hospitais e Clínicas

Acesso rápido à agenda, prontuários médicos informatizados, controle de guias, despesas, convênios, glosas, relatórios internos… Tudo isto faz parte da rotina do profissional de atendimento em unidades de saúde. Mas não é tudo. É preciso voltar ao princípio, onde o atendimento tinha como base a cortesia como elemento essencial no trato ao paciente.

O desenvolvimento tecnológico obriga todos os profissionais envolvidos no atendimento ao paciente a estarem informados, capacitados e equipados. Porém, precisamos simplificar os trâmites burocráticos, evitando, por exemplo, secretárias eletrônicas como atendimento automático que trazem demasiadas opções e outras formas impessoais de atendimento. É importante que Hospitais e Clínicas invistam em quem está na linha de frente.

No Brasil, damos muita importância ao trato pessoal. Os cursos de capacitação e treinamentos para equipes de atendimento têm total relevância. A tecnologia é uma ótima ferramenta para melhorar a administração do negócio, mas não são as máquinas que receberão o paciente. A participação de um profissional qualificado na solução de um problema é essencial. O bom atendimento é a única maneira de garantir a sobrevivência de uma Clínica ou de um Hospital. São mais bem sucedidos os profissionais de saúde que mais prezam por um bom relacionamento com seus pacientes. O segredo é gostar de gente e desenvolver habilidades comportamentais.

Quem se propõe a trabalhar com atendimento a pacientes deve estar consciente de que o lado emocional deve ser trabalhado. É necessário estar feliz e bem emocionalmente. O paciente, em sua maioria, não está bem emocionalmente, e precisa que quem o atenda, transmita confiança, bem-estar e carinho.

O tom de voz, a expressão facial e as atitudes são questões que merecem treinamento constante. A AFR – Associação Fluminense de Reabilitação promove o Curso de Recepcionista para Área de Saúde, em Maio deste ano. A recomendação é que todos os profissionais que prestam serviço direto ao paciente na recepção, façam este curso. Também para aqueles que pretendem ingressar na área é uma boa opção. "A instrutora dá dicas de como ingressar na área, onde estão os contatos importantes e o ABC das atividades". Conta Marcos Soares, responsável pelos cursos da AFR.

INFORMAÇÕES:

Curso Recepcionista para Área de Saúde

Dias: 15 e 16.05.2010 (sábado / domingo)

Horário: 08:00 às 17:30h

Carga horária: 20 h/a

Contato: (21)2109-2626 - www.afr.org.br

Observações:

a) A AFR é Instituição Filantrópica reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

b) A AFR está entre os 48 Centros de Reabilitação do Brasil, referenciados pelo Ministério da Saúde, para atendimento à Pacientes de Alta Complexidade em Reabilitação.

c) Informações sobre Cursos e Eventos da AFR, encaminhar e-mail para afrcurso@afr.org.br.