2014/06/30

Como se organizar para trabalhar em casa?

By

Como se organizar para trabalhar em casa? O que é necessário para começar a trabalhar em casa de forma independente?



Embora esteja em alta, hoje em dia, o fato é que trabalhar em casa é uma iniciativa bastante desafiadora, para qualquer pessoa que decida empreendê-la. Em contrapartida, os que conseguem se manter com firmeza nesse propósito têm a grande felicidade de conseguir uma vida profissional independente e com tempo para se dedicar a outras atividades.

Pontos fundamentais para trabalhar em casa



Este artigo tem como objetivo trazer informação sobre toda a complexidade que envolve o trabalho autônomo, a partir da própria residência. Então, por isso, não iremos nos deter nos fatores positivos sobre essa modalidade profissional.

Local de trabalhar em casa



[caption id="attachment_121029" align="alignright" width="300"]Organização Organize-se e trabalha em casa[/caption]

Não é porque se está em casa, que não se deve ter um ambiente de trabalho bem definido, não é mesmo? Muito pelo contrario! O trabalho em casa exige uma atenção redobrada à questão da divisão entre vida profissional e vida pessoal; caso contrário, o que ocorrerá será justamente o trabalho tomando todas as frentes de sua vida. De preferência, faça seu escritório isolado de seu quarto, para que cada espaço tenha um significado distinto em seu dia a dia.

Organização para trabalhar em casa



Agora que você já tem o seu espaço de trabalho, nada adiantará se o local não estiver, no mínimo, organizado. Tudo precisa estar acessível, para que você não perca tempo, documentos, ou papéis relevantes e tampouco não conquiste oportunidades de trabalho por essa razão.

Rotina para trabalhar em casa



Estabelecer horários, dias – se for o caso –, momentos de intervalo e outros detalhes, ajudarão a que você tenha um dia bem estruturado, para realizar seu trabalho. Quando der a hora de encerramento do expediente, não deixe de fazê-lo, para que você consiga manter independência entre sua vida profissional e pessoal, organizando-se perfeitamente.

[caption id="attachment_121134" align="aligncenter" width="234"]Administração do tempo Aprenda a administrar seu tempo fazendo um curso online aqui.[/caption]

Cooperação para trabalhar em casa



Se você não morar só, é importante conscientizar as pessoas que convivem na mesma residência, que seu trabalho depende de foco e atenção; portanto, mesmo que você esteja perto, no dia a dia, não está disponível; muito pelo contrário, você precisa se manter produzindo – daí a importância da organização e de horários de intervalo bem definidos.

Disciplina para trabalhar em casa



Aqui vem o que talvez seja o ponto mais importante –e difícil – de se trabalhar de maneira autônoma – e doméstica. Tudo irá lhe atrair a atenção, as possibilidades de lazer são muitas; bem como a procrastinação. O importante é manter o foco absoluto sobre sua atividade, assumindo o máximo de responsabilidade nos momentos em que estiver em expediente. Quando sair desse estágio, aí sim, você pode fazer  o que desejar, de seu tempo. Inclusive, nos

[caption id="attachment_121131" align="alignright" width="182"]Cristiane Prata - Vagas Urgentes Cristiane Prata
Vagas Urgentes[/caption]

dias em que se está muito cansado, ou há diversos compromissos para acontecer; você pode decretar folga, naquele dia, claro – o que não pode ser esquecido é o fato de você fazer uma compensação no dia seguinte. Caso contrário, o seu negócio irá começar a fraquejar e perder estabilidade.

Como vimos, não é simples tomar a decisão de trabalhar por conta própria, ao mesmo tempo em que é ainda menos simples manter a decisão após um período

de esforço. Mas a persistência é, sem dúvidas, uma ideia-chave a ser desenvolvida com o trabalho de freelancer ou empreendedor autônomo, que tenha como local de trabalho a própria casa. Bom trabalho e dedique-se, que seu sucesso estará próximo.

Como você faz para se organizar ou imagina que deva ser? Ficou com alguma dúvida? Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos!



Por Cristiane Prata

4 comentários:

  1. Rosana Gamenha6/30/2014

    Me interesso pela a vaga entre em contato comigo por email obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana, boa noite
    Como você deve ter lido no artigo, não é uma vaga de emprego. Este artigo faz parte de uma seção que vai dar várias dicas para que você possa trabalhar em casa.
    Continue acompanhando nossa seção Trabalho em casa.

    Boa sorte,
    Vagas Urgentes
    http://www.vagasurgentes.net

    ResponderExcluir
  3. […] um conselho: trabalhar em casa não é fácil como parecem, por isso escrevemos o artigo Como se organizar para trabalhar em casa, pois queremos que dê certo. É grande a tentação de adiar seus compromissos, perder prazos e, […]

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.