2015/07/28

Seja empreendedor. A transição ao empreendedorismo no Brasil

By
A transição ao empreendedorismo, de empregado a empreendedor no Brasil.

Muitas pessoas não sabem, mas o que realmente destrói o espírito empreendedor individual de uma pessoa não é a concorrência, nem o mercado, nem os fracassos.
O que destrói um espírito empreendedor pouco fortalecido é o medo da incerteza.

O empreendedor individual, e acima de tudo, o micro empreendedor digital, precisa aprender a lidar com o sentimento constante de incerteza. Sempre ter outra opção, uma válvula de escape, alguma outra opção caso a situação principal dê algum problema.

Vamos falar sobre a transição do assalariado ao empreendedor por meio de uma metáfora, que deixará tudo mais claro e simples de ser compreendido.

empreendedorismo
Seja empreendedor digital. Estamos aqui para te ajudar nesta transição

Como você pula em um lago desconhecido?

Imagine-se na seguinte situação:

Depois de horas cansativas de caminhada por uma trilha na floresta, você encontra uma cachoeira maravilhosa, com aparência de refrescante e deliciosa, mas cujo fundo você não é capaz de ver. Algumas pessoas, entre estranhos, amigo e pessoas que você admira, já estão na água, mas você está nas pedras, a pelo menos 10 metros da água.

Você está cansado e com calor, e a promessa do banho refrescante é boa demais para se recusar.

Você simplesmente pula, sem pensar nas consequências, ou você dá a volta e entra devagar?

Ao contrário do que muita gente pensa, não tem exatamente certo ou errado nesta questão, e o choque da água gelada será o mesmo. Entretanto, você tem de estar ciente de que está correndo mais risco ao simplesmente abandonar seu emprego fixo registrado amanhã para “tentar a sorte” no mercado de internet. Se você quer entrar para o empreendedorismo sem planejamento, já está entrando por uma porta errada do mercado.

Que tal se planejar um pouco antes de se tornar empreendedor digital?

Quando falamos de micro empreendedorismo digital, a entrada gradual no “lago” pode ser muito mais eficiente. Dedique-se a sentir o mercado, pelo menos por algum tempo, sem sair da sua empresa. Períodos de férias são extremamente interessantes para isto. Se você estiver com um pouco de pressa, dedique algumas horas vagas a isto.

O importante é sentir a água antes de entrar de cabeça. Especialmente se você tem pessoas dependendo de você.
empreendedorismo-individual
Planejar para se tornar um empreendedor individual

Este planejamento pode ser a curto, médio e longo prazo, depende de você e da sua vontade de mudar.

Fui empurrado da pedra, e agora?

Algumas vezes não escolhemos nosso destino.

Seguindo a metáfora, se você ainda estava tomando sua decisão ou nem teve esta opção, e já se viu caindo, tranquilidade é a palavra chave. Dê os pés e não a cabeça para a água, é melhor quebrar a perna do que o pescoço.

O que isso quer dizer quando estamos falando de empreendedorismo digital?

Se você perdeu o emprego e não está conseguindo outro, ou por qualquer outro motivo se viu sem opções a não ser empreender, saiba que você não está sozinho. Muitos empreendedores digitais de sucesso começaram de uma medida desesperada.

Calma, foco, planejamento, além de muito esforço e estudo, serão seus pés contra a enxurrada ou as pedras do mercado.

Não comece por uma ideia revolucionária se você estiver desesperado. A não ser que você tenha fé verdadeira nela e outras pessoas, que não estão desesperadas e não tem ligação afetiva com você, também acreditem na ideia. Parta, de princípio, para negócios mais conservadores, que muita gente está fazendo e que te garantirão, ao menos, uma receita mínima para pagar as contas. Com o tempo que sobrar, ouse o quanto puder, mas mantenha as contas em dia.

Desta forma, seja se arriscando mais ou menos, você se acostumará com a água e terá mais facilidade para encarar as tempestades à frente.

Muita gente procura MBA em Empreendedorismo, a procura do significado do que é ser empreendedor, das características de um empreendedor, tudo a procura de aprender gerenciamento de projetos e justamente, por isso estamos abrindo este espaço para que você conheça melhor os meandros e os segredos das várias vertentes desse mundo de empreendedorismo, que você pode seguir para conseguir chegar onde você quer, ser um micro empreendedor, trabalhar em casa, antes de tomar a decisão de procurar e gastar dinheiro em um curso.

Nós vamos te ajudar, continue acompanhando

5 comentários:

  1. Olá meu nome e crys momento estou sem trabalho precisando de trabalhar Gostaria muito de saber como funciona trabalhar no computador em casa obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris Almeida, bom dia
      Aqui mesmo no site, na seção Trabalho em Casa temos alguns artigos mostrando como funciona. Dê uma lida, inclusive fazemos menção a alguns lugares onde você pode começar a procurar, claro que não podemos nos responsabilizar, fizemos somente uma busca para ajudar pessoas como você que não sabem por onde começar. Veja aqui http://www.vagasurgentes.net/search/label/Trabalhar%20em%20casa
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Gostaria de informações de como proceder meu e-mail acarvalho160@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, como faço para ter um serviço assim?
    damann@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor leia toda a publicação, algumas outras no site e pesquise em outros lugares, para obter maiores esclarecimentos.

      Excluir

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.