2016/03/31

Fiquei desempregado... como saber se tenho direito ao seguro desemprego?

By
Não é novidade que estamos vivendo umas das piores crises do Brasil nos últimos anos. Milhares de pessoas perdendo seu emprego e, nesse cenário político e econômico, torcendo para conseguir novamente uma recolocação no mercado de trabalho. Mas, enquanto isso não acontece, o seguro desemprego pode ser uma válvula de escapa, uma saída emergencial para continuar pagando as contas e alimentando a família. Nesse artigo queremos te mostrar como saber se você tem direito ao seguro desemprego, ou não! Espero que te ajude a usufruir desse benefício.

Como saber se tenho direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego é um dos benefícios mais importantes criados pelo Governo Federal, pois auxilia milhares de famílias a passar pelo momento crítico da demissão, sem que as dívidas e a possibilidade de dar o mínimo a família seja prejudicado. Ele possui regras específicas que você deve observar antes de pensar em contar com esse benefício. Se é a primeira vez que vai solicitar o benefício, você precisa ter trabalhado no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses nos últimos 36 meses, para ter direito a 4 parcelas. Se você tiver trabalhado no mínimo 24 meses, sendo eles consecutivos ou não, nos últimos 36 meses, terá direito a 1 parcela a mais, chegando a 5 parcelas. Se for a segunda vez que faz a solicitação do benefício, é preciso ter trabalhado no mínimo 9 meses e no máximo 11 meses trabalhados nos últimos 36 meses, para ter direito a 3 parcelas. Para receber 4 parcelas, deverá comprovar que trabalhou no mínimo 12 e no máximo 23 meses, sendo eles consecutivos ou não nos últimos 36 meses. Para 5 parcelas terá que ter trabalhado, no mínimo, 24 meses nos últimos 36 meses. Se ainda ficou dúvidas, você pode fazer de duas maneiras.

seguro-desemprego
Como saber se tenho direito ao seguro desemprego?

1- Agência da Caixa

A primeira maneira é a tradicional, procurar uma agência da Caixa Econômica Federal com a carteira de trabalho e se informar se tem direito ou não ao benefício. E a maneira também que vai tomar mais o seu tempo, pois além de ter que sair de sua casa, ainda terá que enfrentar as grandes filas que geralmente se formam na Caixa para esse tipo de solicitação.

2- Pela internet

Essa é a maneira mais simples e que recomendo, pois não precisa sair de sua casa e nem enfrentar longas filas nas agências. Para saber o que pode consultar e como consultar via internet, sugiro que leia o artigo abaixo.
Consulta de habilitação de seguro desemprego --  Pela internet você ainda pode consultar alguns pontos referentes ao seguro desemprego, sendo possível consultar o saldo do seguro desemprego, se já estiver recebendo o benefício e muito mais.
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a ter certeza se tem, ou não, direito ao benefício do seguro desemprego nesse momento. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.