2013/07/15

Dicas de como conseguir um emprego - Entrevista com a recrutadora Tatiane Souza ok

By
Hoje nós temos uma entrevista com ótimas dicas de como conseguir seu emprego e conquistar sua vaga tão sonhada, com a analista de RH da empresa Brasgips Drywall & Cia, Tatiane Souza.

Tatiane lida diariamente com centenas de candidatos e só no mês passado conseguiu contratar através do site VAGAS URGENTES, vinte e oito candidatos, veja o depoimento que ela nos forneceu e vários outros.

Nossa entrevistada é uma profissional dedicada e com uma grande experiência na área, inclusive já tendo ocupado cargo de gerência, por isso não deixe de prestar atenção redobrada as suas dicas.

Caso tenham alguma dúvida, deixe nos comentários que com certeza tentaremos solucionar.

Dicas de como conseguir um emprego - Entrevista com a recrutadora Tatiane Souza


01- Vg Urg: Qual seu nome e a empresa que você representa? De que ramo é a empresa? Ela está localizada em que Estado? Ou fale um pouco de você e da sua experiência.

TATIANE SOUZA: Meu nome é Tatiane Souza. Sou analista de Recursos Humanos e represento a empresa é a Brasgips Drywall & Cia, no segmento de construção civil, que fica no Rio de Janeiro.  Amo o que faço com ousadia, ética e flexibilidade. Simplesmente adoro ver os rostos de quem é selecionado para a vaga em questão. Gestão de pessoas é meu forte. Considero valiosa a troca de idéias com equipe e outros para meu desenvolvimento profissional.

02- Vg Urg: O que faz você acreditar que o candidato é o ideal para preencher uma vaga em aberto?

TATIANE SOUZA: O candidato em questão é analisado e investigado para ver se é adequado em todos requisitos da vaga. Seu comportamento, trajes e experiências são bem observados. Mas suas competências e progresso somente serão vistos com análise de seus gestores a cada dia de seu trabalho. A cada vaga em questão opto por dois candidatos finalistas para apresentá-los ao gestor do setor para que tenha êxito na contratação.

03- Vg Urg: Quais os principais itens que devem constar em um bom CV?

Tatiane Souza - Brasgips
TATIANE SOUZA: Um bom resumo de suas qualificações em cada experiência para saber o que exatamente eram suas funções, sua formação acadêmica é imprescindível mesmo cursando, período ou até mesmo interrompida. Dados de contato são importantíssimos. Ter um candidato incomunicável atrasa o processo seletivo. Textos com adjetivos sobre o próprio candidato são irrelevantes já que é opinião do próprio para tentar “abrilhantar” o currículo. Informações que não correspondem com a Carteira Profissional também complicam no processo.  Já entrevistei vários candidatos que diziam ter uma experiência não comprovada em carteira e quando era perguntado realmente observava-se que não sabia a respeito. Não existe uma forma técnica correta na elaboração do currículo, mas fazê-lo de forma que o entendimento seja explícito é bom.

04- Vg Urg: Como o candidato deve se comportar numa entrevista?

TATIANE SOUZA: O candidato deve ser espontâneo, natural e respeitoso. Apresentação pessoal é bem vista. Sempre cedo o site da empresa quando o contacto por telefone ou e-mail na marcação da entrevista para que o mesmo esteja ciente do ramo da empresa. Saber o que dizer sobre os aspectos de sua profissão e competências sem equívocos quando for indagado. Saber o que responder com segurança quando for questionado sobre cada experiência e o porquê do desligamento delas, sua pretensão salarial e por que quer trabalhar conosco. Uma auto-promoção exagerada pode comprometer a seleção.

05- Vg Urg: Qual o pior erro que um candidato pode cometer, em sua opinião?

TATIANE SOUZA: Costumo postar claramente as vagas e haver equívocos na hora da entrevista sobre a descrição das mesmas pelo candidato é complicado. Não saber informar seus próprios conhecimentos sobre a vaga em questão também é inadmissível.  Chegar muito adiantado à entrevista mostra um certo desespero, como também é um erro o atraso exagerado já que existem várias ferramentas de localização para que isso não ocorra. Descuidar das vestimentas, postura, educação para com os funcionários da empresa, entrevistar o selecionador, óculos escuros no rosto ou na cabeça realmente deixam pontos negativos para o candidato em relação à vaga em questão.

06- Vg Urg: Com o que o candidato para área de atendimento deve se preocupar ao atender a um chamado para entrevista?

TATIANE SOUZA: Se o candidato está procurando emprego deve tomar algumas precauções como deixar papel e caneta ao lado do telefone ou dentro da bolsa para que anote todos os dados passados. Já tive casos do candidato estar em lugar com muito ruído e pedir para enviar e-mail com endereço da empresa sem nem saber do que se trata ou muito menos ter endereço de e-mail no currículo. Se estiver em casa pedir silêncio no recinto enquanto conversa com o selecionador.
Já para aqueles que concorrem a vagas de atendimento é necessário paciência, boa dicção, simpatia, postura, saber lidar com pessoas, gentileza, versatilidade, dinamismo, bom relacionamento, saber lidar com conflitos se necessário e ser prestativo.

07- Vg Urg: Pensando na área de atendimento (telemarketing / call center), o que faz a diferença no perfil do candidato?

TATIANE SOUZA: Simpatia, boa comunicação e dicção, saber lidar com pressão, ter disposição. Praticamente os requisitos são sempre muito parecidos para quem trabalha com atendimento. A entrevista com esse tipo de candidato deve existir firmeza, autenticidade, conversar olhando diretamente para o selecionador com confiança.

08- Vg Urg: Os candidatos ficam muito preocupados com as etapas do recrutamento, em especial com a dinâmica de grupo. Como deve se comportar o candidato nesta ocasião?

TATIANE SOUZA: Ter dormido suficientemente, estar disposto e agir com espontaneidade. Na dinâmica de grupo é somente necessário prestar atenção nas informações que o entrevistador cede e seguir com naturalidade. Para cada setor da empresa exige um profissional adequado. Nas dinâmicas são observados aqueles que agem com mais liderança, que tem atitude ou até os que são mais retraídos. Cada um mostrará seu comportamento. Aja naturalmente perante o selecionador. Nem sempre o que fizer seria algo negativo para ele. Anotações ou perguntas feitas podem ser também algum quesito classificatório. Em tudo que for perguntado responda com clareza e sem exageros porque certamente poderá passar um perfil artificial ou superficial. Preste atenção em tudo para que não se perca no processo ou que tenha que perguntar sobre tudo novamente. Estar atento é muito importante.

09- Vg Urg: O que evitar em uma entrevista?

TATIANE SOUZA: Falta de postura, uso de gírias, trajes inadequados ou informais, boné, saltos muito altos, adereços e maquiagem exagerados, esmaltes descascando, mascar chiclete, tom de voz alto, distração, celular tocar (pode ser posto no vibracall ou ser desligado logo que chegar nas dependências da empresa!), indiscrição, etc.


10- Vg Urg: Qual o conselho que você pode dar aos candidatos para que consigam com mais facilidade a vaga tão sonhada.

TATIANE SOUZA: Sempre esteja com seu currículo atualizado mesmo que já tenha conquistado sua vaga. As ferramentas de seleção mais usadas e observadas são as redes sociais, portanto não esqueça de seu currículo. Atualize-o sempre. Cadastre-o em vários sites de profissionais. Para aqueles que ainda não conquistaram a tão sonhada vaga esteja certo de suas qualificações quando for chamado para uma entrevista. Tenha firmeza e dizer sobre você e suas experiências. E o mais importante: Nunca pare de melhorar suas qualificações. Estude, recicle-se. O melhor profissional é aquele que sempre está atualizado. Aumente seu círculo profissional. Seu networking é seu melhor cartão de visitas. Se relacione com seus contatos individualmente e com muita autenticidade porque assim sua vida profissional sempre terá muito crescimento e êxito.

Aumente as chances de conseguir esta vaga fazendo um curso online de Sucesso Profissional
Comece agora no
CURSOS 24H
11- Vg Urg: Como sugere que o candidato reaja em relação à falta de feedback do RH após a participação em processos seletivos?

TATIANE SOUZA: Para que não ocorram frustrações, expectativas e ansiedade nos candidatos, estipulo retorno de contato até um certo prazo.  Aviso que ligo até certa data para aqueles que foram selecionados para uma outra etapa ou até mesmo para aquele que foi finalista do processo seletivo. Faço seleção de muitas vagas com candidatos diversos e não seria possível entrar em contato com todos, mesmo querendo muito, inclusive com os que não foram selecionados. Espero que entendam e não fiquem magoados. A função primordial do RH é buscar profissionais adequados para cada função na empresa. Analisar cada pessoa e analisar cada um para ver quem é condizente com a vaga leva tempo. Ainda mais aquele RH que não somente arca com o papel de Recrutamento & Seleção. Continue se candidatando para várias vagas de acordo com seu perfil que uma empresa logo optará em tê-lo como profissional colaborador. Se não foi aprovado é porque ainda não estava na hora. Continuem também se aprimorando em sua profissão. Avaliem-se cada dia para saberem o que falta para conseguir a tão almejada vaga.  Atualize-se sempre.

12- Vg Urg: Você pode usar esse espaço para fazer um comentário, caso ache necessário.

TATIANE SOUZA: Agradeço profundamente em ter participado deste espaço e estou muito contente. Aguardo contato para troca de idéias e informações.  Sempre estou aprendendo com todos e fico grata em conhecer mais pessoas para partilhar conhecimento. E aos candidatos que sonham com sua almejada vaga: Não desistam! É com persistência e desejar mais qualificação que chegamos lá!
Muito obrigada!

Nós do site Vagas Urgentes agradecemos imensamente a Tatiane Souza por sua colaboração com o crescimento profissional dos nossos candidatos, sua postura séria e comprometida, seu tempo e carinho.

Gostaríamos de saber de você candidato, o que mais gostaria de saber dos representantes das empresas, para que possamos tentar respondê-los nas próximas entrevistas.

Divulgada no Vagas Urgentes em 3.6.2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos, porém lembre-se que serão lidos por todos, então não divulgue seus contatos aqui, envie o cv diretamente para o endereço descrito na vaga e nem inclua xingamentos.